sexta-feira, 11 de maio de 2012

Viver de outra maneira:


O título, vem a propósito de uma notícia publicada num jornal local ( Diário Insular), que dava conta que a junta de freguesia de Santa Bárbara, concelho de Angra do Heroísmo, nos Açores, organizou e desenvolveu, em parceria com  a escola primária e o centro de idosos, um encontro intergeracional,  no  sentido de se efectuar uma transmissão de saber no campo da cozedura do pão, numa espécie de regresso às origens ou pelo menos ao tempo das nossas avós e quiçá das nossas mães, se for caso disso. 
Estes jovens tiveram, quem sabe, um primeiro contacto com este saber e esta actividade, sendo que a mesma foi uma continuidade do estudo feito anteriormente acerca do ciclo do trigo e assim compreenderam que o pão para chegar à nossa mesa dá muitas voltas e que se estiverem em situação de aperto podem sempre tentar. À primeira não sairá muito bem, mas insistindo, lá chegarão...
Ao ler isto lembrei-me que, quem sabe, talvez seja a altura de os  mais jovens, com  mais preparação académica do que os seus antepassados, porem os seus talentos a render, aliando o seu saber intelectual ao saber fazer e assim ajudarem a ultrapassar a crise de que tanto se tem falado. Penso que além de se reaprender a cozer o pão, ainda vamos ter de reaprender muitas coisas ; Não só a viver com pouco dinheiro, mas sobretudo, a viver de outra maneira!

Sem comentários:

Enviar um comentário