domingo, 1 de janeiro de 2012

A luz que ilumina


Um novo ano começou! Muitos obstáculos encontraremos ao longo destes doze meses que temos pela frente, teremos que lutar, trabalhar e saltar obstáculos difíceis mas, não desanimêmos, apoiêmo-nos na nossa experiência, na nossa família, enfim, naquilo que temos e encontraremos o caminho. É o que te quero dizer com o  slide que  acima insiro.
 A lanterna estava abandonada na casa onde os meus pais viveram, e ajudada pelo meu marido,  restaurei -a; Foi o cabo dos trabalhos porque quando comecei a limpá-la ela desmoronou-se, e quando pregávamos de um lado despregava-se do outro. Não foi uma tarefa fácil, mas no fim ficámos contentes porque ouvimos que com a crise a iluminação pública vai rarear e escassear e então, quem sabe, nas noites escuras, sairemos à rua, de lanterna na mão, como  o filósofo grego Diógenes que andava de lanterna na mão, mesmo durante o dia, à procura da sabedoria..
Era do meu pai,  foi usada em tempos também difíceis em que não havia electricidade  e os caminhos eram muito irregulares e cheios de obstáculos imprevisiveis, para se sair à noite , nos dias de matanças, para os ranchos, para se fazerem visitas aos familiares e vizinhos, pelo Natal, à mijinha do Menino, para se ir às novenas preparatórias para o Natal, pelo Carnaval e para ir aos ensaios das danças ou para ir muito cedo para os trabalhos da terra e tratar do gado, o combustível usado penso que era óleo de peixe gato ou de baleia contudo, não tenho a certeza.
A luz era fraca mas a vontade forte e fazia-se da fraqueza força, penso que este novo ano será a altura certa de pisar as pegadas dos nossos antepassados que não viravam a cara às adversidades...
Feliz Ano Novo!