sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Tête-à-Tête

Esta é uma expressão francesa, que se fosse traduzida à letra, significaria cabeça  à cabeça ou coisa semelhante, contudo, não é isso que significa, nem tão pouco cara a cara no sentido físico, mas sim uma conversa particular, íntima entre duas pessoas, expressão que embora de origem francesa é usada em variados países  e que quanto a mim tem paralelo na nossa expressão "frente a frente".
Vai daí que a fábrica Vista Alegre criou, baseada nesta expressão, este belíssimo serviço de chá, para duas pessoas, a que deu o nome de Tête-à-Tête, isto entre 1881/1921 conforme o carimbo verde fogo que podemos observar no fundo das suas peças. Assim as nossas antepassadas, que não as minhas, que essas não tinham tempo nem posses para tantas finezas, mas as damas das classes abonadas, podiam tomar o seu chá nos seus salões em amena e intima cavaqueira que é como quem diz Tête-à-Tête. Um belíssimo exemplar, repara no pormenor do tabuleiro desenhado de modo a que todas  as peças se encaixassem sem desperdício de espaço, o segundo exemplar com a mesma finalidade mas de época  posterior, menos valioso, com menos requinte  mas também, quanto a mim, muito bonito.
Um pouco de história, à minha maneira, para te dizer, caro amigo/a que, depois desta ausência já tinha saudades dos nossos "Tête-à-Tête" em que eu, de forma "íntima e reservada" que só este meio de comunicação permite!... aproveito para partilhar contigo os meus sonhos, as minhas experiências, aprendizagens, os meus pensamentos e os meus votos de que ao longo destes tempos, em que não nos falámos, tenhas estado bem.