quinta-feira, 16 de março de 2017

Texturas e grupos.





Sempre associei o termo "Textura" ao acto ou efeito de tecer isto é o modo como é feita  a urdidura dos fios num determinado tecido, e o termo grupo a um conjunto de pessoas ou objectos que formam um determinado todo. Nunca, nem que vivesse cem anos, sem que viesse a formadora  Cristina Campos, dar essa dica, me lembraria de aplicar tais termos em arte floral... Pois foi o que aprendemos hoje, duas técnicas de colocação de flores, texturada em caminhos de flores com e sem movimento que podem ser suaves e ondulantes, e agrupadas em formato geométrico, grupos descontínuos, tendo cada um o seu próprio movimento. Analisando bem até que faz sentido mas é como o ovo de Colombo era preciso que nos tivéssemos lembrado disso.
É caso para dizer como o Fernando Pessa . - E esta hein?!

















Quando a vontade é maior do que o talento:


Aqui estou eu, toda "pimpolha",  a frequentar um curso de arte floral, muito orgulhosa porque tive a capacidade de assumir, numa atitude de humildade, a minha falta de engenho e de conhecimentos neste ramo. Na verdade, nunca tinha tido oportunidade de desenvolver um pouco este valor, e foi agora, graças à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, que de mãos dadas com a Cooperativa de Arte Floral com sede em Vila Nova de Gaia , cujo objectivo primordial é o ensino, a promoção e a divulgação da arte floral que me foi dado esse ensejo.
Da  formação constam parte teórica e prática e fico deveras intrigada e extasiada com os conhecimentos dos formadores  Cristina Campos e Paulo Crispim que me têm iniciado em campos teóricos e práticos com os quais  nem sonhava...
As formas das flores, suas características , proporções e cores , têm sido abordadas nas suas várias vertentes assim como muitas e interessantes técnicas de trabalho de tal forma que no mesmo arranjo aprendemos muito. Neste momento tenho presente a voz da formadora Cristina Campos que nos adverte quando dizemos:
- está muito bonito.
-Aqui e agora o que nos interessa são as técnicas ... 
Tal é a vontade que tem de transmitir os seus saberes !
Na verdade, mais importante do que a obra propriamente dita é o que ela vai gerar, o que conta é a semente, e as sementes que ficam desta formação, vão germinar e florir à roda desta ilha, disso tenho a certeza!