domingo, 30 de setembro de 2018

Reavivando amizades...


Com a proximidade das festas  da vila das Lajes, que encerram o ciclo festivo da nossa ilha, fico sempre muito nostálgica porque me lembro da azáfama que se vivia na nossa casa nos dias que  as precediam. Era a pintura da casa para ficar tudo fresco, como dizia a minha mãe, limpezas gerais, a compra de um bezerro do qual o meu pai era quinhoeiro, para se fazerem as alcatras com abundância , o ir com o meu pai apanhar  folhas de coquilho ou conteiras para serem tendidos os pães de massa sovada que enchiam o forno e a cozinha de um odor inesquecível e eram os amigos e parentes que vinham de outros lugares para nos visitarem...
Ponho-me a pensar na multidão de pessoas com quem partilhei vivências e  experiências de infância semelhantes, com quem fui à catequese e à escola e lembrei-me de um feliz encontro, numa pastelaria da nossa cidade, no princípio deste mês agora a findar. 
Para mim, um encontro, é uma maneira de recuperar amizades, amor, valores, recordações, raízes e até mesmo, e porque não? Cheiros e sabores! E foi o que se passou:
- Num gesto de boas-vindas e de saudade por duas amigas lajenses a Marcionilde e a mana Aldegisse, juntá-mo-nos à volta de sabores e odores tradicionais e desfilámos um rosário de recordações sem fim... tudo veio à superfície, tudo foi lembrado: pessoas, hábitos e costumes, festas, acontecimentos, até nos lembrámos da primeira dança de Carnaval, feita nas Lajes, com  mulheres, em que uma das participantes foi a Aldegisse, ainda me lembro das roupas e dos adereços que usavam ao pescoço, uma fita de veludo preta com um belo medalhão que, aos meus olhos de criança, parecia uma jóia preciosa!
E  o encontro acabou com mimos vindos da Califórnia, com uma amizade reforçada e com vontade de novo encontro.
Não podemos voltar atrás nem fazer com que as coisas voltem a ser o que eram, mas podemos reavivar amizades e recordações em vez de as metermos no armário do esquecimento o que, quanto a mim, é muito, muito salutar e gratificante!
















.