segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pequeno pormenor.










"Há uma idade em que a mulher tem de ser bonita para ser amada; depois, vem a idade, em que ela tem de ser amada para parecer e permanecer bonita" F. Sagan (Como se sabe estou nesse segunda idade)...
Sabendo que és amiga(o) sei que vais gostar destas fotos, por isso aqui as mando e também porque dou muita importância aos pormenores ; às pequenas coisas e a pequenos momentos especiais da minha vida como foi este dia em que me sentia especialmente feliz e grata por Deus se lembrar de mim e distribuir as suas graças sobre esta sua humilde serva, divido e partilho esse sentimento contigo. Beijinhos.

"Praia cidade do Atlântico" - 2009

Ontem foi o dia do cortejo das festas da Praia da Vitória, fui com o meu marido, Fomos cedo para " saborearmos " com calma alguns pormenores desta festa cujo tema celebra o papel que o mar tem tido , ao longo dos tempos na sua história, não só através da actividade piscatória e dos seus pescadores mas também o seu porto que a liga ao mar e ao mundo e a importância que este tem tido no seu desenvolvimento ao longo dos tempos e também a batalha de 11 de Agosto de 1829. Nesta data, na baía da vila da praia,os Miguelistas tentaram desembarcar mas foram derrotados pelos Absolutistas o que teve grande peso na afirmação e vitória das ideias liberais em Portugal. A esquadra miguelista era composta por cerca de 20 embarcações com cerca de 4000 homens comandadas pelo comandante Rosa Coelho. Após o fim do conflito a soberana, D. Maria II concedeu o titulo a esta vila de Praia da Vitória, pela lealdade demonstrada.
Foi dentro deste espírito que encontrei a praia toda engalanada e atapetada de azul, numa clara alusão ao tema da festa, com bonitos pendões da mesma cor, o que na minha modesta opinião ficou um pouco escuro, mas enfim, percebe-se o objectivo do trabalho, assisti a um cortejo, rico, criativo e alegre com referências às lendas da Praia, à dita batalha do 11 de Agosto, à apetência que a localidade tem para viver o mar e através dele o mundo. Antes deste passou a alegre e exuberante marcha da Praia com seus fatos desenhados também com base na temática da festa e a feira de gastronomia trabalhava a todo o gás, isto é a todo o "vapor", para cumprir o tema, mostrando, pela afluência de clientes, parecer ser o centro destas festas.
Adorei este banho de maresia histórica!