quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

É bom encontrar-te na minha página!




Dia de comadres.

Por cá, nos Açores é tradicional festejarem-se as quatro quintas-feiras que antecedem o Carnaval , as quais são conotadas com o dia das amigas, dos amigos dos compadres e das comadres,
Hoje, comemoram-se as comadres isto é a madrinha em relação  aos pais da criança ou a mãe da criança em relação aos padrinhos. Então, juntaram-se comadres, em almoços, jantares e lanches, fizeram-se telefonemas e trocaram-se mensagens e prendas para lembrar uma função tão importante, pois se pensarmos bem na palavra, concluímos que a mesma significa estar com a mãe ou no lugar desta para a ajudar, coadjuvar ou substituir nas suas funções. Que isto não seja necessário, mas se pensarmos a sério no assunto é isto mesmo que significa.
Quanto a mim pensei a sério nas minhas comadres quer nas madrinhas do meu filho, quer nas mães dos meus afilhados/as que no fundo acumulam essas funções fazendo o favor de serem minhas amigas...
Esta é a minha maneira singela de lembrar o dia, mandando a todas, à minha cunhada Nélia Faria da Rosa, à Srªenfermeira Gorette Mendes na Fonte do Bastardo, à minha prima Hercília Aguiar nas Lajes,à velha Amiga Guida Gomes na Ribeirinha, S. Miguel, à minha tia Juvolina Andrade na Califórnia um abraço desta comadre com votos de que vivam muitos dias de comadres !!!
Já agora, lembro alguns ditados populares usados em relação a este parentesco, acrescentando que o substantivo também se usa para classificar uma amizade por vezes associada à coscuvilhice ou malidicência.
-Comadres,comadres, segredos à parte...
-Brigam as comadres, descobrem-se as maldades...
-Comadre zangada o que viu e ouviu transmitiu...


Para as minhas comadres com muito carinho e amizade.

A força da Natureza...

É sabido que este Inverno tem sido rigoroso por todo o lado e por cá nos Açores, na minha Ilha Terceira, não fugiu à regra.Chuvas e ventos fortes, frio de "rachar" enfim diferente de Invernos anteriores em que mais nos parecia que estávamos no Outono. Contudo, ao abrir a minha porta espraio o olhar para uma vista magnífica que me mostra como pano de fundo o mar e o Monte Brasil e mais perto, na quinta, verdes das mais variadas tonalidades e as cameleiras como que pintalgadas de vários cor- de- rosa, são as camélias que brotam apesar  das intempéries e resistem às mesmas, para nos lembrar que nem tudo é mau e que podemos ter esperança pois a Natureza é prodígiosa e que" após a tempestade vem a bonança"!
Apanho algumas para alegrar a minha casa e mostro-tas para que te alegrem como me alegram a mim.
Beijinhos!!!