sexta-feira, 12 de abril de 2019

Espelho meu, espelho meu...









A "Branca de Neve e os Sete Anões" é um conto com origem na tradição oral alemã que, em conjunto com outros contos, foi  compilado pelos irmãos Grimm, no principio do século XIX. Nele  conta-se, como muitos saberão, que tendo uma rainha sido mãe de uma criança muito linda e branca lhe pôs o nome de "Branca de Neve". Ora,sucedeu que falecendo a rainha, o rei casou com uma mulher muito má e vaidosa que levava a vida a contemplar-se no seu lindo e valioso espelho de mão ao qual frequentemente perguntava:
-Espelho meu,espelho meu, há alguém mais bonito do que eu?
Ao que o espelho respondia que ela era de facto a mais bela.
O tempo passou e a Branca de Neve atingiu os seus 18 anos, a partir daí a resposta do espelho à frequente pergunta da rainha passou a ser outra.
-Vós sois muito bela,senhora, mas a Branca de Neve é ainda mais bela!
Ora isto encolerizou de tal modo a rainha madrasta que mandou matar a jovem...
Quando olho estes espelhos que conseguiram resistir intactos e sem qualquer"beliscadura" a várias décadas,espelhando tanta coisa que se falassem não conseguiriam revelar ao mundo todas as transformações que presenciaram ao longo das suas vidas,lembro-me sempre da malvada da madrasta da Branca de Neve e ao contemplar-me penso no que fui, no que sou, no que serei e no que poderia ter sido e também que sempre tentei dar uma nota de cor, confiança e  significado à minha vida! 
Imagina se os meus espelhos me dizem que estou enganada,que não encarei as mudanças com coragem,que andei muitas vezes iludida pensando estar no caminho certo e ser dona de uma verdade que,na verdade,não o era,que não aproveitei os recursos que tive ao meu dispor... 
Que fazer??? Quebrar os espelhos, que não mentem, ou tentar redimir-me, modificar-me, melhorar?
Estamos sempre a tempo...