quinta-feira, 17 de julho de 2008

A procissão:







A igreja de Santo Inácio de Loyola, no Largo do Colégio, A. do Heroísmo


Como era dia da Senhora do Carmo, fui à procissão que saía da igreja de Santo Inácio de Loyola, mais conhecida por igreja do Colégio, é um templo majestoso datado de meados do século XVIII e que pertencia ao antigo colégio dos Jesuítas (actual Palácio dos Capitães Generais), com uma imponente fachada, podendo-se observar no seu interior riquíssima talha dourada, azulejos da época da construção e também belas pinturas que ontem não pude observar porque naturalmente se ausentaram para sofrer qualquer trabalho de restauro ou de conservação.
O reverendo cónego Gil Mendonça, apesar da sua provecta idade, desempenhou o seu papel à altura e a procissão formou-se e saiu com a pompa possível mas com muito respeito e religiosidade.
Presentes, a confraria de Nossa senhora da Conceição, as irmandades de S. Francisco, da Senhora do Carmo, do Santíssimo Sacramento e do Senhor dos Passos.
A Guarda Fiscal, transportou o andor e as filarmónicas Recreio dos Artistas e Fanfarra Operária abrilhantaram o acto assim como Sua exc.ª o senhor bispo da Diocese de Angra e muitas pessoas, não tantas como as que se podiam ver há décadas atrás mas enfim, para um dia em que se realizava uma tourada à mesma hora, numa freguesia citadina ,ali ao lado, não se podia esperar mais...
A procissão seguiu o seu percurso habitual, pena que as pessoas das ruas por onde passou praticamente ignoraram o acontecimento. Janelas fechadas, praticamente não se viram colchas, enfim outros valores estão na moda, está mais que provado que para se fazer uma festa em Angra, as freguesias têm que participar e colaborar.
Nas esplanadas algumas pessoas continuavam de perna traçada, inclusivamente na esplanada do Largo Prior do Crato, pena que quem de direito não tivesse a iniciativa de a mandar encerrar, pelo menos na hora da saída e do recolher da procissão.
Outros tempos, outras gentes, outros valores...