terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Amália - Coração Independente


Tive acesso ao nº 4 da revista semestral Toyota/Toyou, na qual, a páginas tantas, me deparei com um interessante artigo que numa breve rectrospectiva, lembrava a grandeza e a bravura dos portugueses na saga dos descobrimentos,  indo ao encontro de novos mundos e acentuando o fenómeno actual e extraordinário do mundo que vem à procura dos portugueses que se destacam nas várias vertentes do saber, do desporto, da ciência, das artes, enfim ...gente grande, gente que orgulha Portugal.
E agora é que vem o ponto sobre o qual me apetece divagar:
 É que , diz o articulista, " Portugal já não é só conhecido Pela voz da Amália ou pelos pés de Eusébio" agora há muita gente , Portugueses, a dar cartas por esse  Mundo fora - Joana Vasconcelos, nas artes plásticas, no atletismo, Nelson Évora, António Damásio nas ciências, Cristiano Ronaldo, no futebol, o bailarino  Telmo Moreira , Na literatura, Saramago,Vieira da Silva e Paula Rego na pintura, Durão Barroso na política intertnacional, Mariza, Ana Moura, Teresa Salgueiro, na música... enfim, uma panóplia de gente grande que pelo seu trabalho e valor têm vencido no país e além fronteiras. Estes e outros, muitos mais felizmente, não mencionados.
Contudo fiquei a pensar que Amália nascida no início do século passado, 1920, venceu sem as ferramentas que hoje há ao dispôr das pessoas, numa altura em que as mentalidades eram outras, a cultura, a sociedade, as ajudas, enfim... a vida não tinha nada a ver com os nossos tempos, isto sem desprimor, para quem vence actualmente; o sucesso é sempre feito de muito suor e trabalho.
Toda esta reflexão porque no fim de Novembro passado, tive oportunidade de visitar  no Centro Cultural de Belém , no Museu colecção Berardo uma exposição que querendo lembrar os 10 anos da morte  de Amália era um hino à vida da mulher que se fundiu com a voz, à  rapariga pobre e triste que transformando-se numa mulher bela e elegante foi  uma diva de renome universal!
Ao percorrer aquelas salas e ao ver todo aquele espólio pensava para mim :
- quem em Portugal terá peso para que mais tarde lhe possam fazer uma exposição de tal envergadura?

Nota que estas fotos não reflectem, nem de perto nem de longe, a grandeza deste evento, tivesse eu preparação e engenho na arte da fotografia e então sim, ficarias com uma ideia mais aproximada do que lá se podia observar.