sexta-feira, 1 de março de 2019

Museu do Carnaval
Em 2010, por esta altura, fui com um casal amigo, de autocarro turístico a Badajoz. Visitei uma pastelaria artesanal datada de 1890, onde se podem comprar rebuçados, caramelos e pastelaria tradicional tudo manufacturado!
Visitei também a catedral de São João Baptista cuja construção foi iniciada no séc. XIII sendo concluída somente no séc.XVI, devido às inúmeras batalhas ocorridas nesta cidade.
Contudo, o que me agradou mais foi a visita que fiz ao Museu do Carnaval de Badajoz , um museu vivo e dinâmico que mostra como se vive o Carnaval em Badajoz. No referido museu exibem-se os bonitos disfarces, as composições musicais, letras engenhosas e os artefactos usados ao longo dos anos.
Os efeitos de luz, som e o ambiente realçavam o património carnavalesco que lá se tem vivido ao longo dos tempos. Este espaço moderno e atractivo está situado num edifício histórico da cidade de Badajoz: A POTERNA.
Gostei imenso, aliás para mim, como terceirense, foi o ponto alto deste passeio, no entanto fique com um certo desconsolo, uma certa tristeza ao pensar no que se tem perdido ao longo dos tempos, na nossa terra, da riqueza do nosso Carnaval.
Fiquei estupefacta com o modo entusiasmado e com o tom orgulhoso como o guia apresentava aquele seu Carnaval como se não houvesse no Mundo nada semelhante ou melhor. Na verdade fiquei deveras surpreendida com toda aquela riqueza etnográfica e sobretudo com o cuidado e amor com que são aproveitados e valorizados todos os pormenores que se relacionam com aquela festa tradicional, mas com uma grande vontade de gritar bem alto que o Carnaval Terceirense é tão rico e
diferente que daria um museu digno de grande referência a nível Nacional e Europeu e não digo mundial porque não sou assim tão conhecedora do que se passa no planeta a este nível, assim os homens quisessem!
Já lá vão vários anos mas não esqueci esta experiência e, o que pensei e senti na altura é o que penso e sinto hoje,  porque o nosso património carnavalesco terceirense está a ser aumentado...

Bom Carnaval|