quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Piquenique/churrasco na Salga

A baía da Salga, situa-se na costa sul da ilha Terceira, na freguesia de S. Sebastião. É um local histórico porque foi aqui que se deu a tão falada batalha da Salga a 25 de Julho de 1581, entre os castelhanos que aí desembarcaram e as tropas que defendiam a pretensão de D. António Prior do Crato ao trono de Portugal, em oposição à união com Castela, isto na crise da sucessão de 1580.
Ao falar-se deste local e desta batalha não nos podemos esquecer de falar de Brianda Pereira, a mulher que se destacou durante a mesma porque, segundo a história, liderou um grupo de mulheres, soltando sobre os espanhóis, já em terra, gado bravo, fazendo com que os mesmos recuassem.
Foi pois graças a estes acontecimentos que a ilha resistiu aos invasores durante mais de dois anos, sendo o único território português independente.
É por isso que os terceirenses gostam muito de dizer que Portugal já foi só aqui!
Pois esta zona é agora uma zona balnear e de lazer, muito frequentada, com um parque de campismo, um pequeno porto e uma piscina natural.
É aqui que nós, temos uma pequena casa de férias onde fizemos no passado Domingo, dia 16, um informal convívio, com alguns amigos e familiares.
O meu filho, Carlos Francisco, esteve encarregue do churrasco, embora, por fim acabasse por ter algumas ajudas, eu temperei as carnes , fiz uma grande salada e o meu marido tratou da bebidas e foram chegando aos poucos os convivas.
O meu primo Augusto e a sua mulher que vivem na Bélgica e estão cá de férias, os nossos amigos Abel Borba e sua esposa Elisa, que vivem em Lisboa e estão cá a veranear, na sua casa dos Biscoitos, os nossos amigos João Melo e Maria de Lurdes e a sua afilhada Filomena Godinho,
a D. Etelvina e o seu marido Carlos , a minha cunhada Nélia que chegou mais tarde, a minha prima Albertina e a sua filha Daniela que está cá de férias com o namorado Bruno, e que também vieram tarde porque haviam ido a uma festa. Enfim, foi uma tarde agradabilíssima e um convívio informal que quero guardar no meu coração e na minha memória, por isso aqui fica para mais tarde recordar...