sábado, 18 de dezembro de 2010

Viagem a Badajoz

Faz hoje um mês que fui, com um casal amigo, de autocarro turístico a Badajoz, onde visitei uma pastelaria artesanal datada de 1890, onde se podem comprar rebuçados, caramelos e pastelaria tradicional tudo manufacturado!
Visitei também a catedral  de S. João Baptista cuja construção foi iniciada no séc. XIII sendo concluída somente no séc.XVI, devido às inúmeras batalhas ocorridas nesta cidade e visitei também o Museu do Carnaval de Badajoz , um museu vivo e dinâmico que mostra como se vive o Carnaval em Badajoz, no referido museu exibem-se os bonitos disfarces, as composições musicais ,letras engenhosas e os artefactos. Os efeitos de luz, som e o ambiente realçam o património carnavalesco  que lá se tem  vivido ao longo dos tempos. Este espaço moderno e atractivo está situado num edifício histórico da cidade de Badajoz: A POTERNA.
Gostei imenso, aliás para mim foi o ponto alto deste passeio, no entanto fique com um certo desconsolo, uma certa tristeza ao pensar , como terceirense, no que se tem perdido ao longo dos tempos da riqueza do nosso Carnaval. Fiquei estupefacta com o modo entusiasmado e com o tom orgulhoso como o guia apresentava aquele seu Carnaval como se não houvesse no Mundo nada semelhante ou melhor. Na verdade fiquei deveras surpreendida com toda aquela riqueza etnográfica e sobretudo com o cuidado e amor com que são aproveitados e valorizados todos os pormenores que se relacionam com aquela festa tradicional, mas com uma grande vontade de gritar bem alto que o Carnaval Terceirense  é tão rico e diferente que daria um museu digno de grande referência a nível Nacional e Europeu e não digo mundial porque não sou assim tão conhecedora do que se passa no planeta a este nível, assim os homens quisessem!