sábado, 8 de dezembro de 2012

Saber governar a vida...

Anda toda a gente preocupada com a falta de dinheiro, que é um caso sério, quando se trata da subsistência das pessoas, da compra de medicamentos e ou de fazer face a compromissos que põem em causa a segurança de bens essenciais como é o caso das nossas casas e outros. Contudo, o que se fala no momento, com certa insistência é o problema de não  se poderem comprar presentes de Natal o que, para mim, não é problema. Ainda me lembro muito bem de encontrar no sapatinho que , muito crente e expectante punha junto ao lar da nossa cozinha, receber figos passados embrulhados em papel pardo, o que me parecia  um sumptuoso presente e me sabia muito bem; não fiquei nada afectada por isso e agora à distância  de sessenta anos percebo o sacrifício , o afecto e a gentileza que os meus pais aplicavam naquele  acto que, embora singelo era de uma grandeza que ainda hoje me toca.
Mas, não era bem disso que eu queria falar, o que eu queria dizer era que embora saibamos que o amor, o trabalho e a sabedoria  são fontes essenciais da nossa vida e da nossa felicidade isso só não basta, especialmente nos tempos que correm , é muito, muito , muito importante, pegar nesses elementos e, com muito discernimento, governar a nossa vida  com aquilo que temos sem nos estarmos continuamente a lamentar com a falta de dinheiro.
Não podes comprar um presente para uma amiga especial? Então segue o meu exemplo:

Arranja um pedaço de madeira , um circulo de tecido que até pode ser de uma peça de vestuário que já não uses, faz uma bainha  na qual enfias um elástico, decora a gosto  e, já está, uma base para quentes que tem a vantagem de se poder "despir" para se lavar, quando estiver suja!
Este é só um exemplo podes fazer várias para combinar com a toalha e com a louça e assim se poder variar com uma certa elegância e requinte, eu ainda quero ver se faço alguns bordados a ponto de cruz com um pequeno motivo de Natal.
Lembra-te amiga o que interessa é saber governar a nossa vida e quanto menos se gastar, em coisas supérfluas melhor!



PS: Nas fotos podes ver a parte de cima e a parte de trás com o elástico para "despires" o suporte e lavares a forra.