terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tourada no porto dos Biscoitos





Domingo, 27 de Setembro, foi dia dos toiros nos Biscoitos, freguesia rural da ilha Terceira, Açores, que se caracteriza por ter um solo pedregoso e escuro, semelhante, diz-se, aos biscoitos que os navegadores dos descobrimentos usavam como pão, daí o seu nome. É uma região de origem vulcânica dividida em características curraletas onde se cultivam as vinhas que produzem muitos e bons vinhos.
Em Novembro de 2007, suas majestades os Reis de Espanha, foram obsequiados, a quando da sua visita aos Açores, com vinhos desta região, mais concretamente da "Casa Agrícola Brum", conforme a foto que se junta da autoria de Valter Franco da Presidência do Governo Regional, copiada do Blog Bagos D' Uva.


Pois foi a essa agradável freguesia que me desloquei, na companhia de meu marido, para assistir à tradicional tourada à corda do "Domingo dos Biscoitos" que encerra a festa da localidade. Só quem participa , penso que descrever as sensações, o colorido, cheiro, burburinho, alegria contagiante que ali se vivia é práticamente impossível.


O tempo agradável, o mar calmo, e o porto pintado de milhares de cores parecendo ao longe um jardim... tudo seria perfeito se não nos lembrássemos a cada passo da nossa amiga Bélia Cota, falecida inesperadamente de forma tão imprevista e violenta, que nos recebia assim como a outros amigos, neste dia, com tanta alegria, franqueza e elegância. Enfim ficam as recordações e a saudade...


Aqui ficam registos de uma tarde inesquecível: