quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Na lapinha, os reis estão a chegar...
Define-se "lapa" como: pedra ou laje grande que sobressai de um rochedo formando um abrigo, uma gruta ou cavidade"claro, é uma definição entre outras, que têm diferente sentido e significado, como sabemos.
Explicado o sentido de lapa, quero mostrar-te um presépio que fiz numa lapinha, que é como quem diz, numa pequena pedra. Quando o meu marido foi, há tempos atrás, a São Miguel trouxe-me, a meu pedido, pequenas figuras de barro que se vendem lá e logo pus mãos à obra:
Procurei uma pedra que me pareceu apropriada, com um abrigo para fazer a gruta do nascimento e outros pequenos socalcos onde se colocassem as diferentes figuras e ficou com este aspecto:
Não é que  ao ir mudar as camélias que costumo pôr às volta da lapinha , verifiquei estupefacta que os Reis Magos se encontravam muito próximos do Menino, estando mesmo um deles já ajoelhado a reverenciá-Lo e a oferecer-Lhe o seu presente!?
Corri logo a acender uma vela para iluminar este encontro, desejando que ele se dê no coração de todos os homens... e que os presentes que estes magos, cuja palavra significa sabedoria, trazem para o Menino, ouro, incuta realeza e fortaleza nas atitudes dos homens, o incenso, transmita fé e a mirra, a pureza necessária para se viver neste mundo, e neste momento  em que todos estes valores estão sendo muito menosprezados...
FELIZ DIA DE REIS!