segunda-feira, 9 de março de 2009

A Barbie faz hoje anos.


50º aniversário de uma boneca!
Ontem falava de mulheres a sério, de carne e osso que trabalham e labutam, muitas delas , pelo pão nosso de cada dia, hoje falo da boneca mais famosa do mundo que inversamente ao normal das mortais vai ficando cada vez mais bonita.
Esta boneca faz parte do universo de brincadeiras de muitas crianças e adolescentes mas também inspira mulheres de todas as idades que a querem imitar na sua forma física.
É a boneca mais vendida no mundo, vendem-se duas bonecas por segundo, Já teve mais de cem profissões desde astronauta, dentista, técnica de futebol e até presidente dos E. U. A., pasme-se!
Tem sido modelo para muitos estilistas, clássico do cinema e encarnou várias celebridades como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Beyoncé e Cher.
Depois de 50 anos continua jovem, bonita, rica, com um namorado perfeito e amigos maravilhosos. É por isso que faz sonhar acordadas as jovens e mulheres que não têm os pés bem assentes na terra!
Foi criada por Ruth Handler, esposa de Elliot Handler, fundador da empresa norte-americana "Mattel", que a baptizou de Barbie em homenagem à sua filha Bárbara.
A imagem que esta boneca nos transmite não tem nada a ver com a imagem de uma mulher comum mas sim a ideia de uma mulher de beleza inigualável, magríssima, de cintura finíssima, peitos firmes, olhos azuis e cabelos de um louro deslumbrante, um conceito difícil de se atingir, sobretudo aos 50 anos, estimulando a futilidade, e o consumo de produtos a ela associados, correndo-se o risco de levar as jovens (algumas) a tornarem-se reféns do espelho e do estatuto social que a boneca transmite em detrimento de valores mais elevados...
Agora tenho de ir preparar hortaliças para fazer uma sopa para o jantar e depois apanhar nêsperas para fazer compota. Haverá alguma Barbie que com aquelas mãos cuidadas e as unhas lindíssimas, descasque batatas, cebolas e nêsperas?



Percebem, agora, o quero dizer com esta conversa toda? Ainda bem, é que a crise social, familiar e monetária tem de vir de algum lado!...Terá a ver com uma boneca??? Interrogo-me.

O mais valioso...


Desejo-te uma boa semana, mas sobretudo um bom dia, pois nada é mais valioso que o dia de hoje, na verdade é o que temos certo, amanhã, como se costuma dizer, a Deus pertence e o dia de ontem já lá vai, se o aproveitaste ficaste a ganhar mas se o desperdiçaste com coisas mesquinhas e tolas não o podes recuperar...
Sê feliz, hoje!