domingo, 16 de março de 2008

Dia de ramos


Hoje é dia de ramos! O dia em que a igreja lembra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, antes da sua paixão e morte.O povo cortou ramos e ramagens de árvores, para cobrir o chão onde jesus passava montado num jumento e aclamou-o com ramos de palmeiras.
Abrindo,este dia, a Semana Santa, a Igreja costuma recriar o episódio bíblico que atrás se descreve o que aconteceu também, na igreja paroquial de S. Pedro de Angra Do Heroísmo.
A cerimónia teve início na ermida de Santa Catarina onde foram benzidos os ramos que depois de distribuídos pelas pessoas, foram levados em procissão para a igreja onde se celebrou a eucaristia dominical com as leituras apropriadas e muitos cânticos. A igreja apresentou-se com um novo e lindo retábulo onde estava a imagem de Nossa Senhora de Fátima comprada recentemente .
Neste dia já se comem folares e amêndoas e no continente come-se bola- de- carne como a que nós comemos hoje, que nos foi enviada pelos nossos amigos Abel e Elisa Borba, que era uma delícia!
Quando eu era criança tenho ideia de se chamar a este dia "dia de grãos" porque a minha mãe dizia que não se metiam folhas na panela, portanto, fazia-se canja com arroz, sopa de grão, papas de arroz, milho cozido etc., isto numa referência clara ,aos ramos que aclamaram Jesus!