quinta-feira, 1 de abril de 2010

1º de Abril - Dia de petas

Hoje, 1º de abril, é dia de se pregarem petas ou mentiras aos mais desprevenidos; Quando era criança gostava imenso de pregar as minhas partidas e ainda acho engraçado porque muitas vezes estas brincadeiras mostram criatividade e engenho. Ainda há pouco, quando fui fazer a minha caminhada com a minha vizinha e afilhada, um senhor que estava no seu balcão a espairecer, chamou por nós e disse:
- Ó senhoras, uma de vós deixou cair um lenço! E eu toda lampeira, desatenta e desprevenida, fui logo olhar para o chão à procura de qualquer coisa.... Quem sabe se de mais atenção, concentração e esperteza?
Tudo isto é muito engraçado mas faz-me reportar à realidade diária a qual se for bem analisada é um nunca acabar de petas de fazer bradar aos céus, porque, na maior parte das vezes têm carácter perigoso e vêm de pessoas e quadrantes com obrigação de seriedade e lisura de comportamentos . Se não vejamos a título de exemplo   como diáriamente nos tentam mentir e aldrabar com os mais estranhos e rebuscados argumentos e estratagemas:
São os gananciosos banqueiros, em quem confiamos, a enganar o sistema , são os anúncios a impingirem créditos mentirosos que levam à falência os cidadãos e as famílias mais crédulas e desprevenidas, são privatizações que se fazem para bem do país mas que só servem para dar lucros garantidos às grandes empresas e ou investidores é o nosso dinheiro que indirectamente é usado para salvar bancos que uns tantos espertalhões e mentirosos levaram à falência depois de terem atafulhado os seus bolsos e as respectivas contas bancárias, enfim, são só alguns exemplos, não vale a pena alongar mais para que percebamos que não  tem cabimento um dia das mentitras visto que o vivemos diáriamente, proponho, por isso que futuramente celebremos o dia 1 de Abril como o dia da verdade !