sábado, 10 de novembro de 2012

Amizade doce e colorida

Faz hoje oito dias, fomos ao Porto Judeu, fazer uma visita aos nossos amigos  Maria de Lurdes e João Melo; São amigos de longa data a quem muito devemos e que nos dedicam muita atenção e disponibilidade,  recebendo-nos sempre de uma forma e com tanta atenção que nos apetece ficar mais tempo.
Maria de Lurdes logo nos ofereceu um frasco do seu doce de abóbora, feito recentemente, e uma prova  com umas bolachinhas, uma delícia, disponibilizando a receita e a sua irmã apareceu com abóbora para me oferecer,  para que eu pudesse testar a dita receita .
Naquele momento pensei:
-  Se a amizade tivesse cor seria assim da cor deste doce e desta abóbora, uma cor forte e quente que permanece no nosso imaginário e no nosso coração ...
No dia seguinte propús-me experimentar a receita e ficou com este aspecto:







 Aqui vai  o modo de fazer para o caso de quereres fazer:
1kg. de abóbora descascada e partida em cubos, 1 kg. de açúcar , sumo de três laranjas.
 Vai tudo ao lume brando até cozer, depois de cozido tritura-se com a varinha mágica e junta-se um pau de canela e 100gramas de nozes picadas. Vai a lume brando até fazer ponto de estrada mais ou menos forte conforme o gosto.
Nota: esta é a receita certa , eu como sou um pouco aldrabona nestas coisas de culinária  usei 1,5kg de abóbora para 1 kg de açúcar e ficou bom , leva é mais tempo a fazer o ponto e como não tinha nozes usei amêndoa palitada e também ficou muito bom.
Claro que é fácil fazer doces e compotas e sei que  não estás, naturalmente, à espera da minha receita, mas falo disto  para fazer uma reflexão sobre a amizade que segundo alguém disse "é um valor que se pode comparar a uma gota de mercúrio, é preciso manter a mão aberta para a retermos, se a fecharmos ela escapa"  e não se pode deixar escapar uma boa amizade porque é um bem muito  precioso!
Aproveito também para lembrar  que este legume fruto da aboboreira, se apresenta em várias espécies,  de grande riqueza nutricional, é nativo da América do Sul. É um legume muito usado em pratos culinários porque constitui uma boa fonte de betacaroteno que é convertido pelo organismo em vitamina A e que é um antioxidante que ajuda a evitar os efeitos dos radicais livres que originam certos tipos de cancro.