quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A economia nacional e a ponta de um lápis...

A ponta de um lápis e a economia nacional...
Todos os que conhecem o meu marido sabem que ele é muito minucioso, selectivo nos gastos e costuma tomar nota de tudo especialmente de despesas e lucros relativos à nossa vida mas sobretudo no que toca a dinheiros de assuntos em que ele está envolvido. Não vou agora aqui discutir se isso é bom ou não mas o que é certo é que tem dado resultado ao longo destes anos! Para estar prevenido e apontar, para mais tarde, em casa, fazer as suas contas, usa sempre uma ponta de lápis e um pequeno caderno ou uma simples folha de papel, no bolso, chegando ao ponto de cortar um lápis em vários pedaços, para ser mais fácil usar no bolso, diz ele.
Este ano, como em anos anteriores, esteve envolvido nas festas da localidade em que vivemos, as Bicas de Cabo Verde, na ilha Terceira, Açores, com uma comissão de gente nova, Henrique Jorge Martins Brum, Luís Gabriel Gonçalves de Melo., João Homem Correia Meneses Simões e Paulino Roberto Sousa Vieira.
Gente nova, divertida, empenhada e respeitadora que apesar da diferença de idades sempre o ouviram e respeitaram, enquanto se riam, achando graça ao lápis minúsculo...
Aconteceu que um dia o meu marido perdeu o precioso lápis, procurou-o, perguntou por ele mas nada, ninguém o tinha visto! Lá teve ele que partir um novo lápis aos bocados e continuou com os seus apontamentos.
As festas acabaram, correndo tudo bem, fizeram-se e apresentaram-se as contas com lucro, ficando decidido que iriam empregar o mesmo na compra de loiças, bancos e mesas para que o império fique preparado para as suas funções.O trabalho despendido por todos com a ajuda da ponta do lápis tinha dado resultado!
Para consolidar as amizades feitas ao longo do ano juntaram-se, num jantar convívio, com as suas esposas que também se empenharam e ajudaram para que tudo resultasse. Eis senão quando, aparece no restaurante, o pequeno lápis, emoldurado, destacado, como que testemunhando que os jovens enquanto brincavam e riam valorizavam aquele pormenor sabendo que a melhor forma de fazer a economia resultar é o rigor, a minúcia e o critério assertivo nas despesas!
Seguindo este critério eu diria que o melhor remédio para a economia nacional é a economia, o rigor, a minúcia e a ponta de um lápis!
Ora Tomem!!!