sábado, 3 de abril de 2010

Que a luz de Jesus ressuscitado ilumine a tua vida!

Sexta Feira Santa



RecadosOnline - A organização que você merece está aqui! Confira mais recados de Sexta-feira Santa!

Romeiros em São Miguel / Açores




Estive no passado fim de semana de 20, 21 e 22 de Março em S. Miguel e dei um pulo à cidade da Ribeira Grande para assistir ao campeonato de infantis a juvenis de karaté que se realizou no pavilhão desportivo daquela cidade. Nem tive tempo de avisar e ou de vizitar os meus amigos mas dei uma volta relâmpago pela cidade e tive a feliz oportunidade de assistir à passagem de um grupo de romeiros que a largas passadas se dirigiam para a igreja do Espírito Santo.
Atendendo à simbologia deste dia,  Sexta-Feira Santa, penso que não há melhor tema para ser aqui tratado do que falar destes grupos de homens que logo a seguir à 4ª Feira de Cinzas e durante as cinco semanas da Quaresma  caminham e rezam à volta da ilha verde. São os Romeiros, são peregrinos que todos os anos e tradicionalmente, saem à rua para reafirmarem a sua fé e darem graças e louvores pelos bens materiais e espirituais que lhes foram concedidos.
Pensa-se que esta tradição data de 1522 quando Vila Franca do Campo era então capital de São Miguel e sofreu um forte abalo sísmico após o que se seguiu uma grande erupção vulcânica em que pereceram cerca de 4000 habitantes, sobrevivendo sómente 500 almas.
Desde então, estes homens que levam sómente um saco com o essencial, ao longo de uma semana, vão pernoitando em igrejas escolas ou em casas particulares que os acolhem, lhes lavam os pés doridos e lhes oferecem jantar.
Em tudo na vida para que as coisas resultem deve haver regras e certos protocolos pois num grupo de romeiros não se foge à regra e também há hábitos e protocolos a pôr em prática, há o Procurador das Almas, que é o romeiro que fica para trás do cortejo a receber pedidos de quem passa por eles na estrada, para que  os irmãos rezem, há ainda o Mestre que sabe mais das orações apropriadas e o Contramestre que vai a meio do cortejo com o Lembrador das Almas, os mais novos caminham à frente transportando a cruz.
Usam na mão um bordão de madeira , um xaile pelos ombros que representa o manto com que cobriram Jesus e um lenço ao pescoço que simboliza a coroa de espinhos, o saco que transportam às cosras representa a cruz que Jesus carregou.
Como podem cocluir, não haveria dia mais apropriado para falar dos romeiros do que este...




A igreja do Espírito Santo onde os romeiros entraram a orar, é um templo com uma sumptuosa fachada de cantaria, que foi construído por volta de 1552 e reconstruído em meados do séc.XVII e que conta como orago, Santa Maria.