sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O meu tesouro.

Não, não são os presentes dos Reis Magos, não é ouro nem incenso nem mirra, no entanto para mim, o que te mostro é muito importante, é um conjunto de rolhas de vidro e cristal, de cores e modelos variados que tenho coleccionado ao longo dos tempos, com muita paciência e persistência .
Já há tempos, no início desta actividade, falei aqui deste meu interesse, quando esta ideia ainda era novata, agora já está muito alargada e, digo-te sinceramente, tenho aprendido muita coisa, coisas que nunca sonhara à conta deste meu hobbie e até tenho conhecido pessoas e ganho algumas amizades.
Não é um tesouro na verdadeira acepção da palavra, mas é muito importante para mim, porque me sinto muito entusiasmada e determinada nesta busca o que me afasta da velhice e da rabugice, pois é sabido que a perca do entusiasmo pelas coisas é um sinal de velhice...

Na lapinha, os reis estão a chegar...

Define-se "lapa" como:  pedra ou laje grande que sobressai de um rochedo formando um abrigo, uma gruta ou cavidade" claro, é uma  definição entre outras, que têm diferente sentido e significado, como sabemos.
Explicado o sentido de lapa, quero dizer-te que este ano fiz o meu presépio numa lapinha, que é como quem diz, numa pequena pedra. O meu marido fora a S. Miguel e havia trazido pequenas figuras de barro que se vendem lá e logo pús mãos à obra:
Procurei uma pedra que me pareceu apropriada, com um abrigo para fazer a gruta do nascimento e outros pequenos socalcos onde se colocassem as diferentes figuras e ficou com este aspecto:
Não é que hoje, ao ir mudar as camélias que costumo pôr às volta da lapinha , verifiquei estupefacta que os Reis Magos se encontravam muito próximos do Menino, estando mesmo  um deles já ajoelhado a reverenciá-Lo  e a oferecer-Lhe o seu presente!?
Corri logo a acender uma vela para iluminar este encontro,  desejando que ele se dê no coração de todos os homens... e que os presentes que estes magos, cuja palavra significa sabedoria,  trazem para o Menino, ouro, incuta realeza e fortaleza nas atitudes dos homens, o incenso, transmita fé e a mirra, a pureza necessária para se viver neste mundo, e neste momento histórico em que todos estes valores estão sendo muito menosprezados.