domingo, 25 de outubro de 2009

Tourada à corda no Porto Judeu - Dia 15 de Outubro



A tourada à corda é uma das tradições culturais que se manifesta com maior evidência na ilha Terceira Açores. Essa manifestação repete-se anualmente num ciclo compreendido entre Maio e  Outubro e para além de divertimento é também fonte de receitas  que abrangem várias áreas desde a criação de gado bravo, cujos ganaderos cobram entre 400 a 3500 euros por tourada à gastronomia pois é sabido que lugar onde há tourada é lugar de festa nas casas  que compreedem esse percurso cujos donos aproveitam para convidar familiares e amigos para o 5º touro, isto é, para um alegre convívio no intervalo e no fim da tourada onde não faltam bons e variados petiscos.
Vive-se um clima especial de cores, cheiros, amizades, convívios e alegres burburinhos que só vivendo se pode compreeder .
Este ano realizaram-se nesta ilha cerca de  250 touradas as quais geraram um benefício económico de cerca de um milhão de euros , segundo um estudo do professor universitário Tomás Dentinho, economista, isto é a diferença entre os custos do espectáculo e os gastos efectuados.
Mas o que é certo é que as pessoas não pensam netas coisas, deixam as contas e os assuntos sérios para os estudiosos e lá vão, crianças, novos e velhos, para a festa , porque a vida são dois dias e este já vai na conta e se se há-de gastar dinheiro no psicólogo, curando depressões, gasta-se na tourada  e chama-se o rapaz que apregoa guloseimas, gelados e aperitivos e vai-se bebendo uma fresquinha.
- Olha mais, Olha mais, Olha os salgadinhos!!!
Pum! - Estala O foguete,!
- Safa-te rapaz , Olha esse toiro..
- Ai Jesus credo, que ele morre ali !
- Olé, Olé! Que belo Passe de guarda-sol!!!
 E muito mais haveria a dizer só que não tenho tempo, vou à tourada do Porto-Judeu, a última da temporada, para casa dos nossos amigos João e Maria de Lurdes Melo, vou tirar algumas fotos que depois te mostrarei...

O meu Trabalhinho...

 Um Grande obrigada à amiga Gilda!


Estes são os meus mais recentes trabalhos cujo ponto me foi ensinado pela minha colega e amiga Gilda Rocha que é uma  senhora muito prendada e que não se importa de ensinar e de transmitir os seus saberes
É por isso que aqui registo o meu agradecimento com votos que tenha muita saúde e disposição para continuar a ajudar os outros.