terça-feira, 4 de outubro de 2011

Boas notícias para os gordinhos/gordinhas -Gordura símbolo de "status"


Todos os dias tento fazer uma caminhada, para desenferrujar. Hoje, no meu percurso, ocasionalmente, avistei uma velha amiga. Fiquei contente e dirigi-me logo a ela para a cumprimentar:
-Que bom rever-te, digo-lhe, -Como estás?- Pergunto, toda sorridente e feliz por a ver.
-Que não, que não estava bem, que se sentia gorda, balofa, a crescer e infeliz - responde-me ela acabrunhada, sem mostrar um pingo de alegria por me rever! A mim, toda contente na minha caminhada que desviei o meu percurso para a abraçar e cumprimentar, lembrando os velhos tempos!!! -Não acreditava...
Pareceu-me que ela estava bem, embora mais cheinha do que quando era  "teenaiger", nada de especial... parece-me que temos que compreender que com o passar dos anos não crescemos só em experiência e sabedoria, mas que devemos aceitar também as nossas mudanças físicas, pois se não o fizermos estamos tramadas, que me desculpem o termo!
E lá vai ela triste, infeliz, desanimada parecendo carregar o Mundo às costas e eu aparvalhada continuo o meu caminho .
Aquilo chocou-me e pôs-me a pensar:
Que diabo, como é que mais uns quilos têm o condão de modificar uma pessoa ao ponto de ela não se alegrar por encontrar uma colega - Penso eu.
E lá vou eu matutando no tempo em que ouvia as pessoas antigas dizerem:
-Gordura é formosura!!!
Mas, medito eu, isso era no tempo em que se faziam muitas sopas, em que se comiam os legumes  e hortaliças da horta , nos tempos em que se comia carne só pelas festas , em que não se sabia o que era o "fast-food", nem "hambúrguers" , nem enlatados, nem se faziam doces com "montes" de natas e leite condensado, nem bolos com irresistíveis recheios e cobertas glaciares! Só arroz doce e massa sovada pelas festas... Em que não havia a abundância que há hoje.
 Só os ricos podiam engordar. Então ficava bem ser gordo, para parecer rico...
Agora tudo é diferente! A mesa parece que anuncia que todos os dias é dia de festa , o senhor "McDonald"  mudou os hábitos da juventude e parece que dos pais também!
Os tempos mudaram, todos podem engordar e virou moda ser-se magro para os outros saberem que se compram produtos "light" e que se frequentam ginásios e piscinas e tornou-se também como que uma moda ou um hábito, as pessoas  lamentarem-se na praça pública quando têm mais alguns quilos.
Se bem que eu compreenda que devemos ter cuidado com a saúde, isto é, que no meio termo é que está a virtude, como diziam os tais avós que diziam que gordura é formosura!

Mas, continuo eu a pensar...parece que se vislumbra uma luz ao fundo do túnel!
Que se alegrem os gordos!!!
Com a crise que vivemos cujo acentuar se aproxima a cada dia que passamos, do modo que os impostos estão a subir, com o diminuir dos ordenados, com a falta de empregos e porque se perdeu o hábito de se produzir os produtos necessários ao nosso sustento, muito em breve, não poderemos encher os carrinhos de compras nos supermercados e então ficaremos todos magros e se algum tiver a "dita" de continuar gordo isso será considerado um sinal de estatuto e ele sentir- se-á o mais feliz dos mortais!
E...
A classe média fará um grande esforço para viver e engordar como a classe alta  mas com o ordenado da classe baixa, os magros, isto é, com uma miséria.
Quando eu reencontrar a minha amiga ela estará muito feliz e abraçar-me-á toda contente por ser gorda , um símbolo de estatuto!!!
É a vida!!!