segunda-feira, 13 de junho de 2011

Império de Bicas de Cabo Verde, distribui carne pão e vinho.

Já se passaram 50 dias desde o dia de Páscoa e os cristãos celebram hoje o pentecostes, lembrando a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, reunidos no cenáculo, tendo estes experimentado uma renovação pessoal e espiritual.
Penso que os Açores são o lugar de Portugal onde mais se reverencia a terceira Pessoa da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Por isso hoje foi dia de Bodo, dia em que as ilhas se transformam numa grande mesa onde a partilha impera,  em louvor do Divino.
Longe vão os dias em que devido às grandes carências que se viviam, este dia era um dia especial e esperado em que as pessoas corriam as freguesia a apanhar o pão que era dado a todos os visitantes, distribuído em lindas cestas de vimes com alvas e arrendadas toalhas e provando o vinho de cheiro que era distribuído à farta.Nesse dia se se ficava um pouco "tocado" era desculpável e até certo ponto era sinal de que o vinho que o mordomo do bodo comprara nos Biscoitos era de boa cepa! 
  Foi  imbuída desse espírito também que a comissão de festas do império de Bicas de Cabo Verde decidiu, integrado no programa das suas festividades, distribuir nos dias 9 e 10, carne, pão e vinho a todos os habitantes das localidades de Bicas e Figueiras Pretas em São Pedro de Angra do Heroísmo, por todos os criadores e demais irmãos do império para que houvesse fartura à mesa de todos neste dia, tudo em louvor do Divino Espírito Santo.
Foi uma fartura de Carne e pão e vinho e um repetir dr tradições, cumprindo rituais ancestrais como abaixo podes ver:...