segunda-feira, 9 de maio de 2011

2º Domingo do Espírito Santo



Aqui, nos Açores, é tradicional e  prática devotiva  dedicar os domingos que seguem  o Domingo de Páscoa até ao Domingo da Santíssima Trindade, ao  Divino Espírito Santo.
A realidade que melhor conheço é a da minha terra, a ilha Terceira que se  transforma numa grande festa que liga o religioso ao profano e numa grande mesa da abundância  onde pobres e ricos crianças e adultos, novos e velhos confraternizam e onde há sempre lugar para mais um.
Tiram-se os pelouros em cada império e fica-se a saber a quem cabe receber o Senhor Espírito Santo em cada semana.
Aconteceu que à minha amiga Liliana Martins lhe saiu o 2º Domingo do império de São Bento. Devotos como são, os seus pais ficaram contentes e convidaram familiares e amigos, nos quais nos incluímos para os acompanhar ao longo da semana a rezar o terço.
Lá fomos, a Liliana estava feliz assim como os seus pais e ofereceu o terço acompanhada pela sua avó que aguentou todos os dias da semana a acompanhar a neta, sempre de joelhos e sempre bem disposta. É o que eu costumo dizer:- aquela senhora é um exemplo para todos nós...
Após o terço que é a parte séria , vêm os momentos de convívio e descontracção com comes e bebes, autênticas delícias, às quais é muito difícil resistir... Só quem for Santo!
No Domingo  a Liliana  coroou na igreja de São Bento e depois houve um lauto e saboroso jantar regional para o qual a família convidou amigos e familiares.
É um apontamento, destes momentos maravilhosos que te mostro abaixo, neste pequeno vídeo, antes porém, quero parabanear pelo modo como tudo decorreu e agradecer à família Martins o simpático e amigo convite.