sexta-feira, 11 de novembro de 2011

S. Martinho; castanhas e vinho




Este é um engraçado e artístico bolo que vi ontem exposto na montra da pastelaria "O FORNO", na rua de S. João em Angra do Heroísmo, Terceira, Açores, a lembrar o dia de S. Martinho que hoje celebramos. Como é tempo de castanhas lembramo-lo com castanhas e vinho que nesta altura do ano já está bom para se beber, assim inaugura-se o vinho novo, atestam-se as pipas e faz-se uma festa, porque tristezas não pagam dívidas, por isso os antigos tinham o ditado seguinte: no dia de S. Martinho. vai à adega e prova o vinho.
A igreja lembra este santo, não mártir, o 1º confessor a subir aos altares do Ocidente, no dia em que foi a enterrar em Tours, França, no ano de 397.
Ao longo da sua vida foi um exemplo de generosidade, humildade e partilha daí a lenda da capa que teria partilhado com um mendigo que encontrou quando ia a cavalo, que todos bem conhecemos.
Este santo é o patrono dos alfaiates, cavaleiros, pedintes, restauradores (hotéis, pensões, restaurantes), produtores de vinho, dos alcoólicos reformados, dos soldados, cavalos e gansos.