domingo, 4 de dezembro de 2011

Celebrar o fado que canta a vida:

O fado que canta a vida e os seus fenómenos é agora mais do que nunca canção do mundo!
No Domingo passado, faz hoje oito dias, dia em que a UNESCO considerou o fado património cultural imaterial  da humanidade, o museu do fado abriu as suas portas ao público em geral para festejar tamanha honra.
Tive o gosto de visitar este espaço num dia tão emblemático para o fado e Portugal, na vertente cultural e pude apreciar exposições e actuações de vários artistas.
O museu do fado fica  em Alfama, no Largo do Chafariz de Dentro entre o campo das cebolas e a estação de Santa Apolónia e foi inaugurado em Setembro de 1988 e promove valor excepcional do fado como símbolo identificador da cidade de Lisboa e integra diversas valências como um vasto acervo museológico com diversas colecções muito importantes no panorama etnográfico e cultural. Este museu promove ainda vários cursos que contemplam as áreas de instrumentos, voz e reportórios.
Nesta visita pude apreciar um Malhoa/ 1916, " O Fado" da col. Museu da cidade/CML e muitas outras coisas que me deliciaram e me despertaram o apetite para uma posterior visita em dia mais calmo.
Recomendo vivamente este espaço para uma possível visita, contudo, enquanto isso não é possível aqui ficam estas imagens para que fiques com uma ideia do que é e de como está estruturado:

Um Passeio a Belas/ Fofos de Belas


A minha amiga Mila convidou-me a ir a Belas que é uma vila do Concelho de Sintra, para visitar uma casa de antiguidades que ela conhecia.
Lá fomos, vimos coisas lindíssimas, mas foi só ver porque dos preços nem quero falar; como a tarde já ia longa resolvemos lanchar na casa dos fofos de Belas que são uma importante referência na riqueza gastronómica do concelho sintrense.
Pequenos pães-de-ló, feitos com farinha,gemas,claras em castelo.açúcar, fermento e raspa de limão, vão a forno de lenha em pequenas formas enfarinhadas e depois são abertos e recheados com um creme feito com amido de milho, leite açúcar e gemas após o que são polvilhados com açúcar.

Claro que não resistimos e fizemos honras  aos ditos bolos que na verdade, embora simples, são uma especialidade.
O local é uma antiga padaria que foi reformulada mas ainda se podem ver os pés das mesas antigas, que são uma delícia como podes constatar.
Enfim, uma tarde que não quero esquecer assim como não quero deixar  de agradecer à minha amiga o amável convite e a simpática companhia.

Raparigas da minha idade

Já tinha saudades de registar os meus comentários, vivências e aprendizagens com costumo fazer; estive ausente, mas foi por uma boa causa, a acompanhar o meu filho que nesta altura está assoberbado com trabalho e eu tentei minimizar, mimando-o com umas comidinhas boas e esperando-o  ao chegar a casa para o ouvir contando-me os seus problemas e as suas preocupações.
Ao regressar quero registar este dia especial em que fazem anos três amigas minhas; a minha colega Saúde Almeida, a minha amiga Filomena Valadão e a Edite Guina que são raparigas da minha idade, como dizia minha mãe ao referir-se às suas amigas, ao que eu achava imensa piada porque não as considerava nada raparigas mas senhoras já bem entradotas...
É da Edite que eu quero falar de uma forma especial, fez hoje 64 anos o que não é nada mau, antes pelo contrário é uma benção porque é sinal que já se viveu muito e ainda há muito para viver. Pois a Edite tem sido uma mulher maravilhosa, inteligente, meiga, sensível, interessada pelas coisas da vida e por antiguidades de que é grande conhecedora, que teve um percurso profissional normal, é funcionária pública aposentada do  ex ministério da emigração em Lisboa.
Até aqui tudo bem, o pior é que a sua saúde nestes últimos tempos tem-se vindo a degradar tendo-lhe sido diagnosticado um grave problema do foro psiquiátrico.
Está internada em tratamento na Casa de Saúde de Idanha, uma IPSS pertencente à congregação das irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, fundada em1894 por S.Bento Menni, um italiano que pertenceu à ordem hospitaleira de S. João de Deus.
Este estabelecimento, fica em Belas- Sintra e tem como objectivo a prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas no âmbito da Saúde Mental e Psiquiatria.
Logo que  cheguei a Lisboa, na primeira oportunidade, fui visitar a minha amiga, os olhos brilharam-lhe quando me viu e abraçou-me comovida e o meu coração partiu-se a pensar no que ela era e no momento triste que atravessa e na eventualidade de qualquer um de nós estar sujeito a um problema semelhante.
Hoje pensei nas minhas amigas a quem telefonei a parabanear e em especial na minha amiga Edite Guina a quem não pude telefonar, como costumava fazer no dia dos seus anos, mas que esteve presente no meu pensamento e no meu coração e de quem te conto a situação que está vivendo para que não nos esqueçamos do sábio provérbio popular " Hoje teu, amanhã meu...", Deus permita que não, mas não nos podemos considerar imunes aos problemas que não afectam só os outros, essa é que é a realidade!
Um beijinho especial neste dia para esta querida amiga, com votos de melhoras.

Edite Guina


Irmãs hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus: