É sabido que o muro que impede os outros de entrar é o mesmo que nos impede de sair, é por isso que abro esta página, sempre que tenho possibilidade, para saltar o obstáculo que nos separa e poder ir até ti, contando-te as minhas alegrias e tristezas e mostrando-te o que é importante para mim assim como as minhas eventuais aprendizagens. Salta o muro amiga/o, vem até esta página, conta comigo!
Olha as pessoas e vejo a Páscoa No brilho dos seus olhares, No sorriso dos seus lábios, No cumprir dos seus deveres, No ajudar os seus amigos. Olho à minha volta e vejo a Páscoa A Primavera festejar, No colorido das flores, Na Natureza a pintar A vida de todas as cores. Olho para dentro de mim e vejo a Páscoa Com uma vontade forte De o grande mistério anunciar, Da vitória sobre a morte E de a vida celebrar. Penso na vida e sinto a Páscoa Como um mágico segredo Que não consigo guardar E anuncio sem medo É um milagre, ressuscitar!
Penso que não nos devemos lamentar pela nossa falta de experiência porque quando somos inexperientes ou incultos temos sempre a possibilidade de passar para outra etapa e tentar adquirir novos saberes e novas experiências, já os antigos diziam. "Aprender até morrer" Pois quanto a mim, não esperei até morrer mas até ser sessentona para entrar na igreja de São Gonçalo em Angra do Heroísmo e ter a surpresa de uma aprendizagem agradabilíssima. Uma jóia, mesmo debaixo do meu nariz que eu nunca tinha apreciado! No Domingo de Ramos tive oportunidade de lá entrar, uma igreja de estilo barroco, uma riqueza em talha dourada e com lindos painéis de azulejos e outros mimos que terás oportunidade de apreciar se lá entrares, construída nos finais do século XVII e princípios do século seguinte e inaugurada no ano de 1776. Este é o meu presente de Páscoa, um incentivo a que lá entres e dês graças pelas maravilhas da nossa cidade de Angra do Heroísmo.
Não quero deixar de registar a existência de uma Senhora da Conceição, uma imagem de vestir e de roca, com um traje de uma beleza de pormenor e riqueza surpreendentes.
Depois da Quaresma, segue-se a semana a Semana Santa ou Semana Maior que, este ano de 2012, está prestes a terminar. Esta começa no Domingo de Ramos que inicia um tempo forte em que os cristãos mergulham com profundidade nos acontecimentos mais marcantes da sua fé. O Tríduo Pascal são os três dias mais importantes nesta semana que vão desde a Quinta Feira Santa até à noite de Sábado no qual se celebra o mais esperado momento de toda a Quaresma, a mais esplêndida e significativa celebração entre todas as liturgias da igreja, a vigília Pascal, a festa da luz e do Cristo ressuscitado. Celebra-se a vitória da vida sobre a morte, porque a luz venceu as trevas... Em Angra do Heroísmo,onde resido, participei, nas cerimónia pascais. A procissão de Ramos saiu da Igreja de São Gonçalo, onde foram benzidos os ramos , percorreu algumas artérias desta cidade património mundial até à Sé Catedral.