domingo, 8 de abril de 2012

Olhar de Páscoa


 Olha as pessoas
 e vejo a Páscoa
 No brilho dos seus olhares,
 No sorriso dos seus lábios,
 No cumprir dos seus deveres,
 No ajudar os seus amigos.
 Olho à minha volta
 e vejo a Páscoa
 A Primavera  festejar,
No colorido das flores,
 Na  Natureza a pintar
A vida de todas as cores.
Olho para dentro de mim 
e vejo a Páscoa
Com  uma vontade forte
De o grande mistério anunciar,

Da vitória sobre a morte
E de a vida celebrar.
Penso na vida
e sinto a Páscoa
Como um mágico segredo
Que não consigo guardar
E anuncio sem medo
É um milagre, ressuscitar!

Domingo de Páscoa / 2012
Clara Faria da Rosa


Boa Páscoa.

Falta de experiência



Penso que não nos devemos lamentar pela nossa falta de experiência porque quando somos inexperientes ou incultos temos sempre a possibilidade de passar para outra etapa e tentar adquirir novos saberes e novas experiências, já os antigos diziam. "Aprender até morrer"
Pois quanto a mim, não esperei até morrer mas até ser sessentona para entrar na igreja de São Gonçalo em Angra do Heroísmo e ter a surpresa de uma aprendizagem agradabilíssima. Uma jóia, mesmo debaixo do meu nariz que eu nunca tinha apreciado! No Domingo de Ramos tive oportunidade de lá entrar, uma igreja de estilo barroco, uma riqueza em talha dourada e com lindos painéis de azulejos e outros mimos que terás oportunidade de apreciar se lá entrares, construída nos finais do século XVII  e princípios do século seguinte e inaugurada no ano de 1776.
Este é o meu presente de Páscoa, um incentivo a que lá entres e dês graças pelas maravilhas da nossa cidade de Angra do Heroísmo.


Não quero deixar de registar a existência de uma Senhora da Conceição, uma imagem de vestir e de roca, com um traje de uma  beleza de pormenor e riqueza surpreendentes.

Semana Maior

Depois da Quaresma,  segue-se a semana  a Semana Santa ou Semana Maior que, este ano de 2012,  está prestes a terminar.
  Esta  começa no Domingo de Ramos que inicia  um tempo forte em que os cristãos mergulham com profundidade nos acontecimentos mais marcantes da sua fé. O Tríduo Pascal são os três dias mais importantes nesta semana que vão desde a Quinta Feira Santa até à noite de Sábado no qual se celebra o mais esperado momento de toda a Quaresma, a mais esplêndida e significativa celebração entre todas as liturgias da igreja, a vigília Pascal, a festa da luz e do Cristo ressuscitado.
Celebra-se a vitória da vida sobre a morte, porque a luz venceu as trevas...
Em Angra do Heroísmo,onde resido, participei, nas cerimónia pascais. A procissão de Ramos saiu da Igreja de São Gonçalo, onde foram benzidos os ramos , percorreu algumas artérias desta cidade património mundial até à Sé Catedral.