quinta-feira, 5 de agosto de 2021

As sombras da vida:

Ponto-de-sombra,

Ao usar este bonito e requintado pano, bordado por mãos diligentes,  habilidosas e ancestrais, lembrei-me de uma bela e ensolarada  tarde de Primavera em que eu acompanhando um grupo de crianças no recreio, reparei num aluno que, afastado dos colegas, fazia movimentos anormais, chegando ao extremo de se deitar na relva de pernas e braços  abertos. Intrigada, perguntei-lhe o que se passava, por que procedia de tal forma, ao que me disse que estava a descobrir se a sua sombra andava sempre a persegui-lo e se cabia na mesma...  Já não me lembro o que lhe respondi, o que é certo é que isso me me marcou de tal modo que, passados tantos anos, ainda me lembro desse dia e desse acontecimento!

Sendo a sombra "Um espaço privado de luz ou tornado menos claro pela interposição de um corpo entre ele e o objecto luminoso", a sombra está sempre lá, embora saibamos que há objectos opacos, translúcidos e transparentes o que dá origem a  vários tipos de sombras, como acontece com o ponto, chamado de sombra, do  bordado que te mostro, feito numa cambraia fina, pelo avesso, podemos ver o bonito efeito, da sua sombra, pelo direito, vai daí que, estando em idade e tempo de reflexões, concluo que as sombras são como as nossas acções, as nossas atitudes, boas ou más, estarão sempre junto de nós, farão sempre parte da nossa vida e até mesmo para além dela! 

Pobre de mim, cujas sombras são por vezes, pouco claras, tristes e muitas vezes deploráveis! Estarei a tempo de retificar atitudes? diz o povo que nunca é tarde para quem quer... Veremos.