domingo, 14 de maio de 2023

Da cantaria à máquina de lavar:


 Quando, em Novembro de 1943, os ingleses chegaram à ilha Terceira, nos Açores, para construírem a pista da futura base das Lajes , as casa localizadas na àrea da pista foram desocupadas e posteriormente demolidas. O meu avô paterno Joaquim Fernandes Homem vivia no local, nas Bugias,  com a sua família e viu a sua casa ser demolida em 1944. Entretanto, os ingleses construíram habitações para os desalojados, duas aldeias, a aldeia Nova Das Lajes e a Aldeia Nova do Juncal.

Lá veio a minha família paterna, para a Aldeia Nova das Lajes,  com os seus carros de bois atulhados com os "trastes", porcos e galinhas, trazendo também algumas cantarias entre as quais uma enorme onde havia sido escavada uma pia para se lavar a roupa.
Dois anos depois casam os meus pais e a minha mãe "ganhou" uma máquina de lavar roupa... Muito lavou e esfregou nela e muita sabonária fez, com sabão azul e branco, que era o que havia, até eu também lá pratiquei e milagre dos milagres nunca avariou nestes  cerca de 80 anos! Portanto, se tens a tua máquina de lavar roupa avariada, empresto-te esta, é do coração!