segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Quando se escreviam cartas


Cara/o  amiga/o

   Ainda te lembras do tempo em que não usufruíamos destas modernices do computador que nos permite enviar uma mensagem num ai, sem precisarmos sair de casa, nem comprar selo e sem termos de esperar pelo simpático carteiro? E do tempo em que não tínhamos telefone em casa, muito menos telemóvel, o que nos obrigava a recorrer aos correios ou aos postos públicos quando havia estrita necessidade de se comunicar com alguém?
   Tempos que já lá vão que deram origem  a inovações como os e mails, facebooks e outras simpáticas  facilidades que mudaram as nossas vidas!
   Pois estive muito tempo sem computador o que me fez reflectir e sonhar com  coisas deliciosamente antiquadas como cartas, cartões de aniversário e postais de Natal a jorrarem de um marco do correio de um avermelhado luzidio e de uma sumptuosidade imponente de quem manobra a vida dos seres humanos ...
  Pensei então que  para mim, nunca foi fastidioso escrever cartas e sempre considerei que as mesmas eram e são uma maneira de revelarmos com profundidade e intimismo o que nos vai no fundo do coração, assim como um veículo que nos liga ao nosso receptor de forma carinhosa e profunda assim como um meio de evasão da rotina quotidiana.
Até dos envelopes me lembro com saudade e de como ficava a olhar para eles quando os recebia, tentando adivinhar quantas páginas tinham,  e as mensagens que continham .
   Pelo Natal recebíamos muitos postais com ilustrações encantadoras que nos faziam sorrir e sonhar e logo corríamos a decorar a cómoda ou a árvore de natal com os mesmos. Pois este ano recebi  um único postal  com uma garbosa e dourada árvore de natal e corri logo a responder para não furar o esquema.
 Postas estas considerações sobre cartas e quejandos termino esta  não sem antes te desejar que tenhas recebido e enviado muitas cartas e postais de natal  , que a consoada te corra de feição, o bacalhau não esteja salgado, o peru seja tenro e coradinho e que não te esqueças que  esta festa celebra o nascimento do Menino Jesus . Quero também desejar-te que no Ano Novo continues a entusiasmar-te com determinação pela vida pois se te acomodares e desinteressares é sinal que a coisa não vai bem ...
Adeus e até à volta do correio,
Com um grande e saudoso abraço
A amiga
 Clara Faria da Rosa
P.S. Esqueci-me de dizer que este ano fiz licor de morango e de limão e que tenho um delicioso bolo de Natal que uma amiga me enviou pelo correio, acompanhado por uma garrafa de licor de vinho, por isso estás convidada/o a vir à mijinha do Menino.
O meu menino mija!!!