domingo, 20 de dezembro de 2009

A minha sementeira de Natal

Nos Açores, é tradicional, porem-se sementes a germinar, em pequenos pratinhos para depois se pôrem a decorar os altarinhos do Menino Jesus e os presépios.
Normalmente, isso faz-se no dia de Nossa Senhora da Conceição ou no dia de Santa Luzia, não me perguntes porquê, porque não sei responder ao certo, a minha resposta é, porque já minha mãe procedia assim!
Então vêem-se pequenos pratinhos de trigo, cevada, tremoço, ervilhaca alpista Etc., enfileirados, à espera das sementinhas darem um ar da sua graça para irem ocupar os seus postos, nos dias de Natal...
Penso que este hábito se prende com o facto de os agricultores quererem testar as suas sementes para na altura certa as lançarem à terra, e também pelo facto de antigamente não haver decorações de Natal à venda( e ainda bem!) e de as pessoas instintivamente terem adaptado e adotado este lindo costume.,


Já há anos que costumo cumprir a tradição, nesta área e ponho a germinar ervilhaca que é uma leguminosa forrageira de bom crescimento que proporciona, segundo os entendidos, uma eficiente cobertura protectora e melhoradora dos solos e que pode ser usada para pastagem ou fenação. Contém muitas proteínas, resiste ao frio e mede em condições normais,cerca de 1m. de altura.
Mas vamos ao meu assunto:
No dia 8 de Dezembro, estava um belo dia para sementeiras e eu aproveitei:


Guardei as sementeiras às escuras para ficar branquinho, e fui deitando um pouco de água em dias alternados.
Passados dez dias já haviam crescido bastante e estava na altura de  decorar o Deus Menino com eles , de oferecer alguns e de enfeitar a minha casa  como podes ver nas fotos abaixo.