quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Meu lar, meu cantinho:


Cantinho da minha casa,
Silêncio doce e profundo
Bendita a porta da rua,
Que me separa do mundo!

Numa feira de antiguidades,  ao apreciar uma bancada de feirante, os meus olhos bateram num pequeno prato de louça de Alcobaça que mostrava a quadra que acima transcrevo e que me ficou a martelar na cabeça, de tal modo que tive que voltar atrás e discutir o preço com o feirante, para o comprar. É que a quadra teve o condão de me pôr a pensar e de avivar as saudades que eu, estando ausente, já tinha de casa...
Na verdade não há nada como o aconchego da nossa casa, do nosso cantinho, onde estão aqueles de quem gostamos , as nossas coisas e as nossas recordações e onde após fecharmos a porta da rua nos sentimos em segurança, longe do bulício e dos perigos do exterior, especialmente num dia como o de hoje, com chuva torrencial em que não se pode pôr o pé na rua...
Num dia destes é que percebemos a sério o valor da palavra "lar" a palavra que exprime o lugar onde amarramos uma das extremidades do fio da nossa vida, pois mesmo que o abandonemos, estaremos sempre a ele ligados, pelo coração, pelas recordações e especialmente pelas saudades.





Figos Cristalizados


Figos cristalizados (preparando o Natal...)

Agora que é tempo de figos e em que eles estão inchados e não amadurecem devido à chuva quero falar-te de 
 um hábito que trago do tempo da minha mãe em que se aproveitava tudo e não íamos aos supermercados comprar  frutas em conserva  pois o dinheiro não abundava e a minha mãe gostava de fazer estas coisas e de aproveitar, talvez porque também tivesse visto a sua mãe proceder assim.  Enfim, outros tempos, outras gentes, outros costumes....
Quando os figos estão inchados e já não amadurecem mais eu apanho alguns, os que me parecem melhores, como os da foto e escaldo-os com água a ferver, duas vezes.
Depois coloco-os numa panela, melhor se for de ferro, e ponho um pouco de água, sem cobrir os figos. Adiciono açúcar, + ou - 650g. por Kg. de figos. Ferve  3 ou 4 dias isto é por 3 ou 4 vezes, até fazer ponto e os figos ficarem brilhantes.
Coloco-os em recipientes e guardo-os no congelador para serem saboreados pelo Natal.
Gosto de os pôr, na mesa da consoada em pequenos pratinhos.
Os que não ficarem inteiros, como estes aqui em baixo, guardo-os com a calda restante e uso-os no bolo de Natal ou no bolo de figos. Fica uma delícia!

Amiga, ainda vais a tempo de aproveitar esta dica e de fazeres esta experiência para depois me dizeres se ficou bom.


Como se sabe, no tempo da minha mãe, ao princípio, quando eu era criança, não havia congeladores em casa, mas ela punha os figos em tabuleiros e secava-os ao sol e eles lá se conservavam.
É caso para se dizer que a necessidade aguça o engenho...



O tempo passa, chega rapidamente o Natal e lá  uso os ditos figos porque, como já te contei, tenho alguns hábitos culinários que repito nesta época, ponho sempre na mesa estes figos que muito nos agradam e que estou certa também agradarão à tua família e amigos.Vê como ficaram.
Pensas que vale a pena experimentar?