terça-feira, 17 de abril de 2012

Caridade...


Preciso ser mais caridosa, devo ser mais caridosa, tenho que ser mais caridosa. Aliás, precisamos, devemos e temos todos que ser mais caridosos.
Mas, há sempre um mas, nestes últimos tempos tenho sido pouco caridosa, pouco paciente, tenho andado mais cansada e "falta-me a tampa" muitas vezes, confesso, especialmente quando vejo injustiças e as pessoas a quererem passar por cima dos outros, desvalorizando-os e fazendo tábua rasa do valor, da sabedoria e do esforço dos mesmos, esquecendo que:

Caridade:

-É o silêncio, quando as nossas palavras podem magoar.
-É a paciência, quando o nosso vizinho é brusco.
-É a surdez, quando rebenta um escândalo.
-É a consideração, quando os outros são atingidos pelo infortúnio.
-É a prontidão, quando o dever nos chama.
-É a coragem, quando a fatalidade nos visita.

Concordo, concordo, concordo, mas muitas vezes não consigo!
Que diabo, não sou a Madre Teresa de Calcutá!

Almoço de criadores - Bicas de Cabo Verde, S. Pedro, A Heroísmo - 2012



Registei há muito tempo, no meu cadernino de notas, um provérbio muito engraçado que diz:
- Há que ter paciência, porque nunca o moinho se perde à procura do vento!
Pois foi o que se passou comigo nestes últimos tempos, tive que ter muita paciência, porque com o computador avariado não consegui abrir esta minha página para registar as minhas vivências. Contudo, não me perdi e fiz outras coisas interessantes e algumas aprendizagens que me deram muito gosto, algumas das quais vou aqui relatar, embora à posteriori, isto se a memória não me falhar...
Começo estão por falar do almoço de criadores do império de Bicas de Cabo Verde. Foi um evento em grande ao qual compareceram cerca de novecentas pessoas.
Foram servidas as tradicionais sopas acompanhadas de um belo e completo cozido, e alcatra acompanhada de massas doce e pão de leite assim como arroz doce que estava delicioso.Não faltou o tradicional vinho de cheiro dos Biscoitos e muita alegria e convívio ao som da filarmónica da Serreta e dos seus afamados passedobles.
Como a finalidade destes eventos é angariar fundos para ajudar o império, as pessoas conhecedoras da tradição , lá davam o donativo que queriam e ou podiam ou não davam se não podiam e tudo acabou em bem porque as festas do Senhor Espírito Santo têm esta característica de partilha e ajuda e são vividas num espírito de compreensão, paciência e caridade que como o moinho nunca se perdem à procura do vento...