quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dia 16 de Julho-Dia da Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo

É o título consagrado  a Nossa Senhora também conhecida por Nossa Senhora do Monte do Carmelo. O Título apareceu para relembrar o convento  construído em honra da Virgem Maria  nos primeiros tempos do cristianismo no Monte do Carmelo na Samaria ( Judeia ).
A Senhora do Carmelo carrega o escapulário que representa estar ao serviço do reino de Deus.
Os "Irmãos do Carmo" assumem esta proposta e este sinal como seus e acreditam que o mesmo lhes traz benefícios.
No dia 16 fui à procissão  da Senhora do Carmo que se realiza em Angra do Heroísmo, Terceira, Açores, com saída da igreja do colégio percorrendo várias artérias de Angra e voltando à mesma igreja seguido-se a Santa Missa e sermão.

Neste dia e neste momento lembrei-me muito da minha prima Virgínia do Carmo Mcpherson que celebrava o seu aniversário, pedindo à Senhora do Carmo que estenda o seu manto protector sobre ela e sobre a sua família.
Aproveito este momento, para daqui lhe enviar um grande beijinho de parabéns!

Coro do Circulo Cultural Scalabitano

Este coro, conforme reza o prospecto distribuido na altura, é o resultado da fusão do orfeão scalabitano  e do coro Alfredo keil, o primeiro fundado em Santarém em 1925 e o segundo em  actividade  entre 1962 e 1969.
A partir da década de 70 surge este coro que tem "divulgado um reportório clássico dos grandes mestres  e promovido a democratização da música erudita junto de todas as comunidades fomentando o gosto pela música contribuindo assim para a formação de novos públicos".
Foi  a um concerto oferecido por este grupo que assisti ontem, dia 20 na igreja da Misericórdia de Angra do Heroísmo que tem uma belíssima acústica e que me fez pensar no que perdemos quando ficamos em casa por preguiça ou simplesmente por comodismo.
Fiquei contente por ter aceite o convite que me foi feito pela minha prima para ir com ela e apreciei imenso pois embora  não sendo grande conhecedora tenho a sensibilidade suficiente para me extasiar perante o belo e o que é bem feito.
Com várias peças  de música clássica, passando pela música tradicional do Minho, Lopes Graça, Zeca Afonso, Aznavour, finalizando com duas peças de música açoriana, encantou-me assim como todos os presentes que aplaudiram com entusiasmo.
Gostei sobretudo do tema "Acordai" de Fernando Lopes Graça e de  "Ave Maria" de Júlio Dominguez .






Palmas para o  Coro do Circulo Cultural Scalabitano...

E para o seu Maestro: António José Cunha Matias!!!