quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia Internacional da Terceira Idade

Foi, pelas Nações Unidas, proclamado este dia, como dia Mundial da Terceira Idade, como forma de chamar a atenção de todo o Mundo para a situação financeira, social e afectiva em que se vive nesta faixa etária e em que apenas uma pequena parcela da população idosa aufere rendimentos suficientes para viver uma existência aceitável e digna.
A etapa em que se atinge oficialmente esta etapa varia conforme a cultura mas em geriatria  só após os 75 anos  é que a pessoa é considerada como da Terceira Idade.
Esta fase da vida faz com que os problemas de saúde frequentes se acentuem e desenvolve alguns problemas incomuns nas fases da vida anteriores como o caso da osteoporose, alzheimer, propicia o aparecimento de rugas, manchas de pele, o embranquecer dos cabelos, diminuição de capacidades auditivas e visuais etc.
A organização mundial de saúde classifica cronologicamente como idoso, nos países mais desenvolvidos, pessoas a partir dos 65 anos e nos países em desenvolvimento cidadãos a partir dos 60 anos.
Se eu estender o braço, estou quase a lá chegar, enquanto não entrar nessa fase concreta, embora saiba e tenha a nítida noção de que isso não se mede com anos, sei que vou chegar lá, entretanto, vou visitar a minha sogra que está nesta fase e  precisa de mim.

A propósito duas definições:
Gerontologia -  Ciência que estuda o processo do envelhecimento.
Geriatria - Ciência que estuda as doenças  que afectam os idosos.