quarta-feira, 23 de março de 2016




Eu era rica e não sabia!!!
Tenho uma prima na Califórnia com a qual de vez em quando falo ao telefone. São longas conversas de qualidade que nos confortam e que estreitam os nossos laços de sangue e de amizade. Ela agora anda muito empenhada em aprender a cozinhar pratos regionais de Santa Maria ilha da sua família paterna. Então, a respeito de uma receita de biscoitos de orelhas e tentando traduzir e decifrar a mesma perguntava-me:
- O que é uma maquia?
No mesmo instante o meu pensamento leva-me à minha infância, vejo o meu pai a semear o trigo e o milho, vejo estes cereais crescerem, o dia de ceifar o trigo e as desfolhadas que se faziam no nosso quintal, ouço o chiar do carro de bois carregadinho de molhos de trigo a caminho da debulhadora e vejo sacos de trigo, como os da foto, empilhados a um canto donde a minha mãe ia tirando o suficiente, que media nas "rasoiras" cuja foto mostro, para o moleiro levar e transformar em farinha, ficando o sobrante para a sementeira do ano seguinte.
Lembro a minha mãe toda empoada peneirando a farinha para fazer o pão que amassava, de mangas arregaçadas, em alguidares de barro sobre rodelas de trabalho louco, que fazia aos domingos, sentada no canto do estrado da avó e lembro com muita saudade o cheiro do pão quentinho ao sair do forno, que a minha mãe abafava com os abafadores, também feitos por ela, para que o pão ficasse muito maciinho, como dizia .
Então dou por mim a pensar:
- que infância feliz eu tive!
Não sabia o que era pão de forma, nem pão Bimbo , nem padeiros nem padarias, nem pastelarias mas sabia que podia contar com o trabalho e o amor dos meus pais que não estavam preocupados com a inflação nem com a descida dos ordenados nem com os impostos, mas sim com o seu trabalho pois confiavam que se tivessem saúde, pão não nos faltaria na nossa mesa...
Eu era rica e não sabia!