domingo, 11 de novembro de 2012

Resposta, embora pequena, à crise

Resposta, embora pequena, à crise....

Actualmente só nos apetece reclamar da situação que vivemos, resmungar contra os nossos governantes que nos levaram a essa situação, lamentar o passado e sonhar com que tudo isto se resolva para termos um futuro a curto prazo, no que não acredito, digno do nosso passado e da nossa história.
 É preciso ter esperança  que é um sentimento que não vemos nem podemos palpar mas que vai surgindo à medida que acreditamos nela.
Mas para isso temos que fazer alguma coisa temos que a exercitar e acreditar, especialmente agora que se aproxima o Natal, e eu acredito que embora tenhamos todos menos dinheiro podemos festejar esta época conforme a tradição; É por isso que já deitei mãos à obra para fazer os meus presentes e incito-te a fazer o mesmo, não vamos agora ficar sentadas, de braços cruzados,  a ver a crise passar!
Aqui te mostro um pano para tabuleiro que fiz para oferecer, já fiz vários  e não precisas de comprar linhas novas, tenho a certeza que se procurares tens aí em casa restos que servem, também não precisas comprar galão para rematar faz como eu um ponto de grilhão que fica bonito.
Diz lá se não é uma boa ideia!?

   

Superando o enfado

Quando me aposentei, não fiquei nada triste, embora gostasse muito da minha vida profissional, porque percebi que ia começar um novo e diferente período da minha vida,  e que só tinha a ganhar com isso, porque  vivia uma oportunidade de me dedicar a outros interesses .
Não é o caso de me sentir contente por  deixar de trabalhar porque entendo que o trabalho é a base da nossa identidade e do nosso amor próprio, mas uma oportunidade de tomar novas iniciativas no campo de pôr em prática actividades que me dão muita satisfação intrínsica . E assim foi, não fiquei  à espera que acontecesse  alguma coisa, de  uma ocasião  ou de  uma oportunidade para voltar a aprender coisas novas, a reaprender, a aperfeiçoar e a alargar os meus  horizontes, diversifiquei a utilização das minhas aptidões.
  É tudo isto, creio, que permite a qualquer pessoa, ultrapassar qualquer fase de enfado por já não estar ligado à vida profissional que o ocupou durante largos anos .
É por pensar assim que nunca me sinto enfadada nem depressiva pois tenho sempre presente uma frase que li há muito e que apontei no meu caderno de notas que dizia o seguinte:
" Em caso de depressão faça alguma coisa; se já estiver fazendo troque de coisa." 
Toda esta conversa para te dizer que pensando no Natal que se aproxima , tenho andado muitíssimo ocupada com os meus trabalhos e que fiz esta pequena toalha com motivos de Natal para usar sobre uma toalha vermelha ou verde , ficará muito bonito, especialmente quando nos sentarmos à volta da mesa a confraternizar, com alguma coisinha boa para comer,claro! 
P.S. Se quiseres posso passar-te o modelo.