sábado, 22 de fevereiro de 2014

Garrafas antigas, de grés

 Estas garrafas são de  uma cerâmica vidrada  chamada grés que é uma pasta de quartzo, feldspatos potássicos, argila e areia e  serviam para genebra e aguardentes vínicas. Em tempos idos, depois de consumida a bebida, eram usadas como botijas para aquecer as camas, agora são garrafas de colecção!
A genebra é uma bebida que remonta ao início dos destilados,  produzida nos Países Baixos,  a partir da destilação  de diferentes tipos de grãos como o trigo, centeio e milho e outras variantes de bagas de zimbro, ervas e especiarias.
Esta bebida surgiu depois da II Guerra , conflito militar global que durou de 1932 a 1945 e segundo julgo saber, é um tipo de gim, é uma bebida incolor ( por vezes com uma coloração amarelo palha, devido à adição de caramelo ) .
Não sou conhecedora,  nem apreciadora de bebidas alcoólicas o que quis, foi mostrar-te as minhas garrafas que acho muito bonitas e elegantes e compartilhar contigo a minha admiração por elas terem vindo de tão longe, algumas foram fabricadas na Holanda, há tanto tempo, algumas são anteriores ao meu nascimento e ainda se conservarem intactas. Se elas não se queixam com a idade e estão ali tão saudáveis e aprumadas porque é que eu me hei-de queixar que sou mais nova do que elas!!!
 Também quero  meditar contigo no facto de umas simples garrafas antigas poderem ser mote para nós nos debruçarmos sobre assuntos tão importantes, envolventes e aliciantes  como história, geografia, bebidas, coquetelaria, rochas, cerâmica, etc.