domingo, 29 de junho de 2014

Semana de rezar o terço no império de Bicas de Cabo Verde - São Pedro de Angra

Foi na semana de 8 a 14 deste mês de Junho que se rezou o terço no império como preparação para a coroação do dia 15. As pessoas apareciam conforme as suas disponibilidades e rezavam com fervor  penso que tentando compreender o sentido da vida e do misticismo que envolve este fervor ao divino Espírito Santo que caracteriza o povo dos Açores.
De realçar e louvar a postura da senhora Fernanda Teixeira que ao longo dos anos se disponibiliza para " oferecer o terço", uma anciã de oitenta e cinco anos que aguentava todo o tempo de joelhos enquanto os mais novos se queixavam disto e daquilo o que me fazia pensar que o truque é fazer anos isto é  passar o tempo sem envelhecer e que o tempo é como que um rio onde nem todos conseguem ou sabem  pescar...
 Após o terço havia sempre um pequeno momento de convívio salutar que servia para as pessoas do lugar se conhecerem melhor e para os mais novos se integrarem na comunidade pois são eles que, como dizia alguém,  estão a criar agora o passado  de amanhã .