terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cartões de Natal - a sua história


Este ano não recebi tantos cartões de Natal como o habitual, pudera, também já não os mando como costumava fazer... O telefone, o telemóvel e a Internet fizeram com que, em alguns casos, esse encantador hábito fosse um pouco ultrapassado, no entanto, notíciou-se que hoje os carteiros iriam entregar milhões de mensagens de Natal.
 Quando ouvi esta notícia lembrei-me de uma anedota em cartoom em que a senhora à porta de casa agradecia ao carteiro e lhe desejava Bom Natal, nem queiram ver a carranca do desgraçado, carregado de correspondência... Na verdade, os correios e os seus funcionários são bastante sobrecarregados nesta época, penso que alguns carteiros ficarão fartos do Natal e dos  respectivos cartões.
Segundo breve pesquisa fiquei sabendo que estes cartões que variam nos desenhos, cores e que têm sempre uma mensagem de esperança e alegria e um cunho de mimo de quem os envia para quem os recebe,  tiveram a sua origem no séc.XIX, no ano de 1843 por iniciativa de Henry Cole, director de um museu em Londres que todos os anos costumava escrever longas cartas aos seus amigos, com votos de boas-festas. Como nesse ano não tivesse tempo de escrever  cartas, pediu a um amigo, John C. Horsley que lhe desenhasse um cartão com uma mensagem impressa para substituir os votos anuais. Com o passar do tempo, este facto deu origem a um grande negócio e acrescentou este encantador e fantasioso costume às tradições de Natal .

Na verdade, há cartões lindíssimos , nos mais variados tipos de papel e que por vezes custam bastante caro. Sei que os amigos merecem isso e muito mais, numa época como esta, mas quanto a mim nada mais delicioso do que fazer os nossos próprios cartões, com algum material que se compre ou então, com material reciclado.
Se os nossos amigos receberem uma mensagem feita e decorada pelas nossas próprias mãos, naturalmente vão perceber o carinho e gosto que pusemos naquele trabalho e o quanto gostamos deles.
Costumo fazer isso, fiz este ano. E tu amiga/o, já é tarde para os cartões de Natal? E que tal se fizeres os cartões de agradecimento!!!???.
Mãos à obra.
Aproveita as fitas e os lindos papeis  dos presentes, não faças da palavra reciclar uma palavra morta!


O meu pobre e rústico centro de mesa...

Queria fazer um centro para a minha mesa de jantar que lembrasse o Natal e que fosse diferente. Mas, não sabia como, estava mesmo sem ideias, bloqueada...
A base já tinha, agora vou ao quintal a ver se me surge alguma coisa, vejo as cameleiras e apanho algumas hastes, espeto-as na substância esponjosa e agora? Já sei, vejo as chávenas de café e outras em miniatura com motivos de Natal e lá as prendo com uns pequenos laços dourados, agora coloco nas pequenas chávenas alguns bombons envoltos em papel colorido, ficou assim, fresco e rústico :



 Mas, há sempre um mas, parece- me que vou ter de renovar ou remodelar o meu pobre, rústico e fresco centro de Natal porque me apercebi que os bombons estão a desaparecer...
Tenho ratinhos em casa, ora vejam, uns ratinhos gulosos e comilões que à socapa me vão aos bombons!!!
 Bom Natal !!!

12ª gala de Natal da AKA







Pois é, estamos em época de festas e convívio, por isso, como é já tradicional, a Associação de Karaté dos Açores promoveu ontem o seu jantar de Natal, no qual participaram  muitos dos seus atletas, assim como juízes, familiares, simpatizantes e dirigentes da Terceira mas também de S. Miguel , Faial, Pico S. Jorge e Stª Maria .
Foi um encontro engraçado ao qual participei com o meu marido que é vice presidente da assembleia geral,  e filho que é karateca desde os 6 anos de idade.
Foi no Club Musical Angrense que estava decorado a rigor e começámos por assistir à apresentação, em Power Point,  de uma resenha dos eventos e actividades realizadas no âmbito da associação, ao longo do ano 2009. Seguiu-se um óptimo jantar sempre num clima de camaradagem e boa disposição.
Por fim, foram distinguidos  atletas que ao longo do ano tiveram melhores pontuações, foi feita troca de presentes e João Guiod  de Castro, mentor de tudo isto, atleta e dirigente desportivo da associação agradeceu a participação de todos e a colaboração ao longo do ano prestes a findar assim como ao longo da existência da AKA.
E nós, pela nossa parte, agradecemos o que tem feito em prol do desporto açoriano, especialmente pelo Karaté, assim como o convite que nos proporcionou um agradável momento de Natal. Só nos resta desejar  a todos os Karatecas açorianos e familiares e aos seus dirigentes, treinadores e afins um FELIZ NATAL.