quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Uma história de desavenças entre burros e cavalos

Em tempos idos, numa das cidades do arquipélago açoriano, a comissão encarregada de organizar e pôr na rua as maiores festas profanas dos Açores, querendo inovar, refrescar e inventar um momento hilariante, divertido, simples e despretensioso,lembrou-se de convocar os Equus Asinus, conhecidos, entre nós, por burros, a participarem numa corrida,  numa das artérias mais nobres da referida cidade.

O que foi fazer a dita comissão!!!?
Saíram logo à rua os cavalos todos ofendidos, que não senhor, que não deviam ser os burros a terem tal honra, mas eles que eram mais altos mais corpulentos, que tinham chegado primeiro do que os burros, que embora equídeos só haviam chegado à Europa no 5º milénio antes de Cristo, que a pelagem dos ditos era feia e que só tinham a seu favor, como marcas que os distinguissem, os zurros e o tamanho das orelhas...
Foi tal o zururu que, pelas esquinas da dita cidade, património mundial, não se via outra coisa se não burros e cavalos que se olhavam de lado cada um pensando ser uma mais valia para a cidade, para a festa e para a sociedade em que se inseriam!
Murmuravam os burros:
- Somos burros, e depois? Falem com Cervantes que nos pôs a servir Sancho Pança, o escudeiro do célebre cavaleiro dos moinhos, D. Quixote de la Mancha!!!
-Porque será que não escolheu um cavalo? , pensavam estes.
-Porque somos o animal ideal, antigo, do tempo da idade do Bronze, procedentes do antigo Egipto, somos animais de linhagem, com representações gráficas da idade do Ferro, não somos qualquer pé- rapado, que apareceu ontem por se ter introduzido na política, ou por ter enriquecido com subsídios da C.E. E., ou à custa de qualquer negócio obscuro, ou por ter fugido ao fisco...
- Não senhor, nós zurramos direito! temos valores e valor!
- À mesa do café, os cavalos em surdina, murmuravam: - Para se participar de um evento desta envergadura é necessário nobreza, altura, visão, aprumo, raça...
Ao que os burros sabedores deste comentário replicavam: - Quanto à nobreza não pode haver equívocos, embora só meçamos entre 1,35m. a 1,45m.de comprimento ( medidos de entre as orelhas até à origem da cauda ) e tenhamos entre 1,10m. a 1,15m. de altura (medidos ao nível das espáduas ) , somos da família dos equídeos e, sendo a família a pedra fundamental da sociedade e fonte de apoio espiritual, emocional, moral e material temos que enfrentar o futuro com confiança, não será um simples concurso que irá abalar uma estrutura milenar como a família.
-Somos menos corpulentos que os nossos primos, os cavalos, é certo, mas a nossa cabeça é mais volumosa e a nossa anatomia tem o mesmo número e a mesma disposição de peças e embora as nossas órbitas sejam afastadas temos a vista mais apurada assim como o olfacto e o ouvido do que eles !
-Vozes de burro não chegam ao céu... Diziam os cavalos despeitados do alto dos seus cascos. sem querer "descer do burro", que é como quem diz , transigir ou ceder.
-Queremos ainda lembrar - diziam ainda uma vez mais os burros - que em muitas regiões o leite das nossas fêmeas é muito apreciado por a sua composição ser semelhante ao da mulher, sendo muito rico em albumina, caseína e sais e mais pobre em gorduras e que a nossa pele , por ser dura e elástica, se usa no fabrico de crivos, tambores, correias, calçado, sacos e até de tendas para os povos nómadas.
-São é animais de carga , é o que é, com eles não se aprende nada, a expressão "cabeça de burro" diz tudo!- Replicavam os cavalos, à falta de melhor argumento.
-Até o nosso excremento serve de adubo e aquece as terras e os nossos ossos duríssimos e sonantes, servem para o fabrico de flautas... - Acrescentavam os visados.
Enfim, por esta altura só se ouviam zurros e relinchos por toda a cidade, até os orgãos de comunicação social noticiavam o que se passava, à conta da programação das festas.
Alheios a este escândalo os elementos da comissão das festas à custa do seu lazer, do seu sono sossegado e em prejuízo das suas famílias, trabalhavam "como burros "e davam como definitiva a programação, decidindo que os cavalos teriam também ocasião de brilhar na Feira taurina de São João, o que seria um privilégio, pois privariam com nomes sonantes do toureio como o matador Ruben PinarEl Juli e ou José Manuel Mas.
E pronto, foi assim, com todo este burburinho , falatório, zurrar e relinchar a publicidade estava feita! Embora a tarde estivesse chuvosa,os burros participaram e o público apareceu, divertiu-se e aplaudiu aquele momento, diferente, fresco, alegre, despretensioso e informal do qual abaixo mostramos alguns registos.
Ah! esquecia-me de acrescentar que afinal os burros foram os vencedores pois um dos seus representantes teve a honra de ser entrevistado num prestigiado jornal local, o que não é para qualquer 
um!... e anunciaram estar à espera da 2ª edição da corrida .

É caso para dizer:
-Arre burro!





Quando Saint-Exupéry foi contrariado

Saint-Exupéry em o Principezinho diz:
" As pessoas crescidas gostam de números. Quando lhes falais de um novo amigo nunca perguntam o essencial. Nunca vos dizem: "Como é a fala dele? Quais os seus jogos predilectos? Colecciona borboletas?". Perguntam:" Que idade Tem? Quantos irmãos tem? Quanto pesa? Quanto é que o pai ganha?" E só depois disso julgam que o conhecem."
Na tarde de ontem Saint-Exupéry foi contrariado! Sim, que nos perdoe... Um grupo de mulheres juntou-se numa esplanada da nossa cidade de Angra do Heroísmo e, embora crescidas, como diz o célebre autor, não falaram de números, de idades de dinheiro , de peso nem dessas trivialidades usuais de reuniões idênticas e sabem porquê? Porque, como que por magia,  voltaram à sua juventude, à sua infância e falaram de amizades ausentes ou presentes, de professores, da querida e saudosa Escola Industrial, das aprendizagens que lá se efectuarem e que muito marcaram o percurso das respectivas vidas, da saudade, das brincadeiras e partidas que se faziam, dos funcionários que à altura não eram contínuos nem empregados mas amigos que se respeitavam...
As gargalhadas misturaram-se com um sentimento nostálgico de quem sabe que se neste mundo " cada um tem exactamente o que merece" , foram privilegiadas, mereceram um passado, uma escola e uma juventude que as marcou, reconhecem isso e estão gratas!