quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Pesa-papeis:

Os dias têm estado chuvosos e desagradáveis, aqueles dias que nos confinam ao aconchego da nossa casa.
 Aproveitei para fazer algumas arrumações e pôr em ordem, e a brilhar os meus pesos de papel vulgarmente conhecidos por pisa-papeis ou pesa-papéis.
 Um pisa-papeis é um objecto de cristal, vidro, mármore ou outro material que serve para pôr sobre os documentos para que estes não se percam e estejam ali à mão quando forem necessários,  e ao mesmo tempo decoram a secretária. Na verdade, com as novas tecnologias estes objectos deixaram de ter este préstimo e passaram a ser objectos de procura por parte de colecionadores.
Tem tudo isto a ver com as pegadas que o homem, na sua caminhada pela vida tem deixado, o que fez com que no ano de 1959, numa aldeia francesa chamada Baccarat, operários que reconstruiam uma igreja destruída pela guerra, tenham encontrado, nas suas fundações , um pequeno cofre, dentro do qual se encontrava um peso de papeis de cristal, muito belo, datado de 1853, fabricado  nas antigas fábricas de cristal da região. Estudou-se o processo de fabrico e começaram a aparecer objectos encantadores e agradáveis à vista  que passaram a ser produzidos na Europa e também na América do Norte. Porém, como disse anteriormente, passaram de moda, a produção comercial parou e a arte morreu com os artesãos. Atualmente, muitas dessas peças, fazem parte de valiosas coleções, que não os meus que são pobres, simples e atuais, mas são meus e senti-me feliz ao limpá-los, e ao pô-los em fila, para os fotografar para que os visses.
Estas são algumas das minhas pegadas, juntas com outras, mais ou menos importantes, constituem o sentido da minha simples vida!