segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Romaria ao santuário da Senhora dos Milagres/Serreta




Na nossa ilha Terceira, nos Açores, ao longo desta semana, todos os caminhos foram dar à freguesia da  Serreta , isto porque se celebrou hoje a festa da Senhora dos Milagres e parece não haver ninguém que não queira ir lá agradecer ou pedir uma graça. São ranchos de pessoas, umas mais alegres outras mais compenetradas, de todas as idades e dos mais variados recônditos da ilha que enchem de colorido  o caminho que os conduz ao santuário.
Como faço todos os anos também me atrevi a fazer a caminhada que não é fácil por isso mesmo tem o seu valor físico e sobretudo, neste caso, espiritual.
Porque não gosto de andar de noite  com medo dos carros, fui ajudar a pôr a minha sogra na cama um  pouco mais cedo do que é habitual, ela ficou sentadinha na cama e lá vou eu ... Conforme podes ver na foto acima:
Saí pelas 16h30m o sol ainda ia alto, valeu-me um chapéu que levei a conselho do meu marido.
Fui sozinha. Pelo caminho fui rezando, também tirei algumas fotografias que te mostro no pequeno vídeo abaixo e fui meditando na força desta Senhora que embora representada numa imagem tão pequena faz mover multidões!
Não tinha promessas especiais, mas gosto de ir para agradecer a graça da saúde que a minha família tem tido e enquanto caminhava  lembrei-me de uma história engraçada de uma jovem que ao rezar dizia:
-Senhora eu não sou exigente, não peço nada para mim, só peço que dês um genro a minha mãe...
À semelhança desta jovem eu nas minhas orações ao longo da caminhada apetecia-me também dizer:
-Senhora não peço nada para mim, só peço que dirijas o teu olhar para o meu filho e que o ajudes a ser um homem respeitador e respeitado, a acabar o seu curso para o qual muito tem trabalhado e a ter um futuro decente e que possa contribuir para o progresso deste conturbado país.
E foi assim que freguesia após freguesia vi o sol pôr-se a noite cair e cheguei ao santuário após 4h de caminhada ininterrupta e ainda assisti à missa .O meu marido foi-me buscar, demos uma pequena volta, cumprimentámos alguns amigos e regressámos a casa, uma viagem que demorou bastante tempo pois os peregrinos eram imensos e havia que ter cuidado para que nada de mal acontecesse.