quarta-feira, 11 de maio de 2016

Função da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

Aqui estou eu, toda janota, à espera do meu marido para irmos, no Domingo passado, à Função  da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo. Gosto imenso deste acontecimento pelo que representa em termos de tradição e de espiritualidade mas também pelo convívio, pois neste dia encontramos muitos conhecidos e amigos que já há muito não víamos. 
Um dos momentos a realçar foi o cortejo com o provedor e mesários  a levarem as coroas seguidos pelas mordomas que tiveram a seu cargo a organização de uma semana de festas que culminou com um lauto e tradicional almoço.Foi muito agradável, a comida estava boa, tudo muito bem organizado e decorado não faltando os  confeitos, para adoçarem o vinho de cheiro, conforme é tradicional.
Para mim o ponto alto foi a missa na igreja da Misericórdia, presidida pelo bispo de Angra D. João Lavrador, um templo belíssimo do séc. XVII, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Angra , classificado como imóvel de Interesse público, de uma só nave, mas com uma capela-mor muito espaçosa. Como havia muitos fiéis, subimos ao coro-alto, sobre o pára-vento, por uma linda escadaria de cantarias  e ali pudemos apreciar  a nave central e o sumptuoso órgão assim como as capelas laterais encimadas por galerias em arcadas com varandins muito trabalhados, entre outros pormenores
O provedor, após a missa, dirigiu  palavras de agradecimento e de boas-vindas a D. João lavrador, aos presentes e agradeceu também a todos os que prestaram a sua colaboração para que tudo tivesse o brilhantismo verificado, não esquecendo os irmãos que ficaram retidos na casa por doença prolongada ou por dificuldade de mobilidade o que me fez pensar que muitos dos presentes incluindo eu, logo, logo estaremos lá... Entretanto, vamos vivendo e sorrindo pois o sorriso é como que uma estrela que brilhando  ilumina a nossa vida e a dos outros!