sábado, 12 de dezembro de 2009

Um presente de Natal antecipado... (mas com mensagem)

No 2º Domingo de cada mês há uma Feira de antiguidades na Praça de Londres, em Lisboa.Como estava lá e aprecio antiguidades, toca a aproveitar. Fui de metro, saí na Alameda, subi a avenida Guerra Junqueiro e lá cheguei.
Coisas lindas! para bolsos bem recheados...

No meio da praça a estátua de Guerra Junqueiro - 1850/1923, formado em direito pela universidade de Coimbra,alto funcionário adninistrativo,político, deputado, jornalista, escritor e poeta.
O poeta mais popular da sua época e um dos mais dignos representantes da chamada "Escola Nova", tendo a sua poesia ajudado a criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República, parecendo que aprovava aquele ambiente e o facto das pessoas preservarem e admirarem objectos antigos, alguns até quem sabe, seus contemporâneos!!!


No outro lado da Praça, na avenida de Roma,  a igreja de São João de Deus, inaugurada a 8 de Março de 1953, com a benção do cardeal cerejeira e construída com o dinheiro da indemenização do estado pela demolição da igreja de Nossa Senhora do Socorro, no Martim Moniz.
Com traçado do arquitecto António Lino que conseguiu aliar a modernidade com o recolhimento, a beleza com a sobriedade e o monumental com o funcional.
Cá está ela!

Naturalmente, cara amiga ou caro amigo que nesta altura do campeonato já estarás a perguntar aos teus botões o que terá tudo isto a ver com o título acima inserido...Já te explico:
É que sendo o meu marido coleccionador de medalhística fica muito contente quando encontra uma medalha nova e eu tive a bendita sorte de encontrar, no meio de tudo isto, uma medalha de Natal do ano de 1982 que ele não tinha e apressei-me a comprá-la para presente de Natal, mas não resisti e mostrei-lha logo, (o que conta é a intenção )e ele todo contente, lá a guardou infileiradinha junto das outras que já possuía, por datas e temas, claro!.

Gostaria de salientar a belíssima mensagem que a mesma insere:

"Se todos dermos as mãos, iremos recolher o Sol que nasce em qualquer lado...
Se todos dermos as mãos será Natal, seremos então irmãos e o nosso gesto de paz será universal!"

Bonito de ler, fácil de perceber, mas difícil de pôr em prática!!!

Soneto de Natal:


O Menino vai chegar,
Para guiar o teu caminho...
E tua vida inundar
De Paz saúde e carinho.

Esse raminho de luz
Chegará muito mansinho...
Esse Menino Jesus
Chegará devagarinho.

Na tua casa vai entrar
Na minha e na do vizinho
e a todos vai alegrar!

Será rosa sem espinho
Para o Mundo perfumar
Linda haste de azevinho!


Clara Faria da Rosa
!2 /12 / 2009

Prendas de Natal:

Hoje, de tarde, embrulhei as prendas de Natal, pequenas insignificâncias que me deram prazer e alegria a comprar e a embrulhar, porque enquanto o fiz, lembrei-me das pessoas a quem se destinam com grande carinho e amizade!
Cá estão elas à espera do momento certo, espero que façam os outros felizes, não pelo valor das mesmas mas porque são um sinal de que gosto e me lembro sempre deles. Claro que isso não acontece só no Natal, mas como não é possível, nem salutar, estar a dar presentes todos os dias, aproveito esta data festiva para lhes dar um pouquinho de alegria. Tenho sempre o cuidado de encontrar coisas originais e que tenham algo a ver com a pessoa a quem se destinam, quer dizer, sejam um pouco personalizadas.