quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

No dia em que eu chorei...





É curioso, como o facto de se receber um cartão a convidar para uma festa de um 80ª aniversário, nos parte o coração e nos faz chorar!
Pois foi o que me aconteceu, quando recebi  esta linda hortênsia, uma delicada alusão à terra natal da minha tia Juvelina Andrade, para quem os seus  filhos organizaram uma festa surpresa para  comemorar os seus oitenta anos .
Este  convite encheu-me de alegria por saber que a minha tia está bem e que conseguiu atingir esta bonita etapa da sua vida, mas também de tristeza, por não poder estar com a minha família materna, neste dia tão  especial
Por outro lado comecei a pensar  que a minha tia é a única, ainda viva,  deste grupo cuja foto te mostro, e que foi tirada  na década  de quarenta do século passado, mais precisamente em Setembro de 1948, no dia da procissão de Santa Luzia, é a família Almeida de Menezes, conhecida pelos "Vernizas" de Santa Luzia da Praia da Vitória, Terceira Açores .
À Esquerda está o meu pai , que à altura da foto tinha casado de pouco tempo com a minha mãe, Maria Almeida de Menezes, a filha mais velha da família, O benjamim da Família, Ernesto Almeida  de Menezes, ao centro, foi o segundo filho a falecer, no Canadá, e a minha tia Juvelina à direita entre os irmãos Narciso e  António é a única viva deste grupo.
Em baixo estão, então, os meus avós maternos e um irmão do meu avô que  vivia com eles,  ficou solteiro e tinha uma deficiência física.
Tanta saudade e tristeza, tanta coisa que já se passou, tanta amargura e também tanta felicidade..
É tudo isto que busco e que encontro na minha memória, é tudo isto que me envelhece e me faz chorar e simultâneamente me rejuvenesce quando percorro os caminhos da minha infância e juventude!
A minha tia, hoje aniversariante, casada com um mariense, José Coelho de Andrade, emigrou com a família para a Califórnia. Correram esse risco, deixando que o inesperado lhes acontecesse, mas corajosamente perceberam o milagre da vida e tiveram  a audácia necessária para enfrentar um país diferente e uma cultura nova, sabendo e percebendo que a coragem é um dom muito importante para quem procura o sucesso na linguagem do Mundo.
Já lá lhe faleceu o marido e um filho, o meu primo José António Andrade, de quem me lembro muito, e os restantes filhos um rapaz e duas raparigas estão muito bem integrados e são pessoas de sucesso que vivem os valores açorianos do trabalho, do respeito e da família, incutidos pelos seus pais. 
No Verão de 2010, vieram cá todos visitar - nos, reviver e matar saudades da terra natal, foi um tempo maravilhoso para eles e também para mim que quase fiquei com pena de terem vindo porque  fiquei ainda mais ligadas a eles, e sinto agora ainda mais saudades e mais falta desta minha família, que está tão longe fisicamente mas tão perto na minha memória e no meu coração... 

Tia Juvolina - diaporama flash

Querida tia:
Neste dia do teu octogésimo aniversário,  quero agradecer-te por existires, por tudo o que me deste e transmitiste, e por todo o amor que tens distribuído ao longo da tua vida e desejar-te que tenhas muitos anos de vida para continuares a espalhar amor à tua volta.
 Quero também desejar-te que Deus não te abandone, em todos os momentos da tua vida,  Ele nunca abandona aqueles que têm o condão de saber amar, como tú...
Um grande beijinho de parabéns!