quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A Mãe de Jesus


Por estes dias, muito se fala do Menino Jesus e do seu nascimento, contudo, na maioria das vezes, esquecemos o papel preponderante que a jovem Maria teve nesta história que, por esta altura, estava "muito grávida", como dizia o meu filho, em criança, quando via uma mulher no fim da gestação.
É por isso que te quero falar de um poster antiquíssimo, que te mostro acima que me foi oferecido pela minha amiga Marília Dutra que o tinha herdado de um tio padre.
É um poster singular editado em Paris na casa " Turgis Editeur" Entre 1850 e 1900, cujas edições são actualmente alvo da cobiça de coleccionadores , fazendo por isso parte de  muitas colecções importantes, que mostra uma sequência de imagens representativas das vivências mais significativas da vida da Virgem Maria, sequência essa que podes ver no vídeo que mostro abaixo.
E pronto, todos sabemos que sem mãe  e pai não pode haver filho e que por isso , não há representação do nascimento de Jesus que não conte com a imagem de sua mãe e S. José que segundo a Bíblia representa o pai.
Muito obrigada à amiga Marília que teve a sensibilidade suficiente para guardar durante tantos anos esta peça, não a deitando fora, com muita gente faria e por perceber que eu a iria apreciar .